quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Introvertidamente falando


O tópico desta crónica é sobre a introversão.
Chegou finalmente a altura certa de abordar algo que escapa à maioria das pessoas e do qual é preciso haver um despertar-consciências.
Após uma breve pesquisa efectuada,constata-se que há uma falta de matéria impressionante em relação à intuição quando era suposto haver mais divulgação.O único resultado obtido provém de um portal rasca onde descreve os tipos de pessoas introvertidas que existem.
Ora desenvolvendo o texto,trata-se de um portal criado por uma coach profissional que oferece serviço de aconselhamento e um e-book com o objectivo de auto-descobrir,ou seja,o conteúdo disponibilizado é meramente de auto-ajuda!Para além da informação ser escassa,não refere coisas importantes porque tem outra perspectiva.
Ao ler as publicações,houve um artigo interessante a esclarecer porque tantos deles quererem ser escritores.
Analisando aquilo,o portal foi dirigido no sentido individual pois não combate de maneira nenhuma o preconceito e os rótulos associados aos introvertidos,quem concebeu foram pessoas de estatuto e são essas a redigirem ao invés de serem colaboradores anónimos a terem a iniciativa:neste caso a coach está a promover o seu trabalho pessoal baseado numa linha óbvia para os distraídos acharem ser uma novidade.
Não é suficiente de modo a prender a atenção do leitor...é razoável.
A página está virada para fazer número e ganhar visibilidade,a proximidade com o público é só quando convém.Atrai pessoas que se identificam contudo quem discordar está sujeito a ser banido pelos adm's.
Só o facto de eles demonstrarem essa atitude descabida já revelam serem falsos introvertidos,alguém pronto a ser idolatrado desprezando as críticas!
No entanto,é preciso alertar de que não é um defeito da pessoa,pelo contrário,há inúmeras vantagens em ser introspectivo:a sociedade é que definiu uma ideia autenticamente redutora e distorcida da personalidade que deve ser desconstruída.
Deve-se ensinar a conviver com gente meio inibida enquanto os extrovertidos são o oposto que não acrescentam nada com conversas vazias e amizades superficiais...a comunicação não é somente oral a principal como sempre foi incutida,também deve-se saber valorizar os mais reflexivos e observadores e começar a romper os estigmas!!!
Os introspectivos não podem continuar a ser incompreendidos,aliás,há que prezar o silêncio no meio de tanto ruído onde não se apregoa nada de concreto e se vive de "máscaras",aparências,falsa felicidade e egos insuflados.
Eles costumam ser pessoas produtivas embora a habilidade não seja reconhecida,dado que a preferência recai num extrovertido por ser um modelo de inspiração mesmo sendo alguém com ideias batidas ou simplesmente desprovido de carácter.
A nível de trabalho há obstáculos para quem é inibido:muitas profissões requerem gente com capacidade de lidar com pessoas e ser comunicativa,há portanto poucas hipóteses de uma pessoa calada sair bem sucedida,a não ser que tenha a sorte de ter uma carreira autónoma,se não é ignorada e levada como alguém esquisita que não se encaixa com os colegas...vão caçar um defeito e falarem mal sob um pretexto qualquer.
Na prática não existem muitas actividades compatíveis onde os inibidos se possam envolver.
Voltando à crónica,se uma pessoa é reservada tem de criar um espaço digital para exprimir as opiniões sem medos,procurar se libertar e influenciar os leitores semelhantes positivamente...deve-se arranjar um meio de serem ouvidos onde são eles a moderarem ao invés de esperar por gurus formados a relatarem o quão desafiante é ser introspectivo!As plataformas geralmente não deixam à vontade.Assim no fundo os seguidores acabam por serem ovelhas conformistas e não introvertidos;a internet dá exactamente o poder de ser participativo neste aspecto e não de ser representado por falsos inibidos!!!
Pela experiência,o problema dos extrovertidos é confundir uma pessoa calada com passiva que aceita tudo,talvez seja daí que afirmam ser uma anormalidade:é fundamental tolerar as diferenças.
O portal do "Introvertidamente" foi a fonte deste texto extenso.
Por exemplo,lá diz que pessoas anti-sociais gostam de ler livros e esta mensagem veiculada é absolutamente errada!!!A frase jamais deve ser tomada como uma verdade inquestionável,esses são os obcecados-compulsivos por literatura que se isolam em histórias vendidas para se abstrairem da realidade,são carrascos curiosos do mercado.
Quanto ao grupo,é limitador e não incentiva os membros a suscitarem discussão:as publicações passam por aprovação e as regras estão estipuladas.Nota-se bem que a página é uma grande aldrabice camuflada de apoio ao público introvertido!
Os moderadores estão longe do que é ser introvertido e ainda estão convencidos que são entendidos na área quando é só a "ponta do iceberg" que partilham,há um mundo enriquecedor a ser explorado.
Por outro lado,o tema devia ser estudado e introduzido nos manuais de psicologia:isto é um paradoxo porque faz parte da aprendizagem na disciplina,está implícito e os psicólogos deviam-se actualizar e não recomendar sessões,salvo se o diagnóstico for grave e houver necessidade de desbloquear o interior.
Essa dita coach profissional nem sequer indica onde fica situado o consultório...o leitor é que tem de mandar um mail a perguntar e o tal guia baixa-se online através do site;para ser confidencial é sinal de ocultar dados úteis acerca do portal.Sinceramente,só acredita nesse embuste quem for pobre de espírito!E se é aconselhamento à distância,dá mais motivos para ficar com um "pé atrás":trata-se de uma oportunista que fala em nome dos introvertidos.
A introversão não é nenhuma falha.Há culturas onde é normal ser intuitivo (dependendo da educação recebida),logo muita gente deve evoluir de pensamento e evitar dizer para se integrar no ambiente que rodeia.O melhor era ser o elo de ligação!Não há nada mais irritante do que ser desrespeitado por terceiros porém antes de tudo deve-se haver conhecimento sobre a característica.
Resumindo o tópico,ser reservado é injustificável.Pouca gente tem noção do sofrimento dos inibidos e das dificuldades impostas...a forma preconceituosa como foi transmitida a ideia de uma pessoa fechada,causa más-interpretações que deve ser mudada. 

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .