sexta-feira, 19 de maio de 2017

Aplicação de auto-censura

Resultado de imagem para trickpics
Saudações sombrias!
O tema desta mensagem é sobre uma aplicação para auto-censurar a nudez.
Há algum tempo houve uma notícia interessante:o site "Porn Hub" criou uma aplicação chamada Trickpiks para quem gosta de tirar fotos impróprias sem medo de ser ofendido.
A app utiliza filtros para ocultar as partes críticas do corpo a fim das redes sociais não removerem fotos de nudez explícita.
A invenção é inútil e contradiz com os critérios estabelecidos,pois acompanha a vaga da libertinagem por isso depois muitos não entendem até que ponto algum conteúdo é aceitável.
O site arranjou uma forma de desafiar as regras contudo continua a ser nudez:os ícones por cima só atenuam a noção de pudor e não significa que a pessoa esteja coberta concretamente,trata-se apenas de camuflar a indecência.
É pura mariquice ver um borrão/desenho,mais vale estar vestida para não dar problemas...quem é que vai guardar no aparelho as imagens e ter a coragem de mostrar a intimidade auto-censurada a alguém?Aí está em força a dita perversidade e além disso o autor vai sem dúvidas ser gozado pelas costas,a lógica da aplicação é exactamente essa:não perder o teor erótico.
Ao partilhar virtualmente fotos do Trickpiks numa rede social qualquer,a pessoa não está livre de constrangimentos,isso é uma ilusão monumental incutida acabando por estimular na mesma comentários obscenos!!!
Por outro lado,também é uma estratégia do "Porn Hub" para pescar membros,aumentar visualizações e principalmente descobrir futuros actores porno amadores que estejam atraídos para fazerem vídeos adultos e exibirem lá no site...o administrador foi esperto nesse sentido porque o intuito do projecto está relacionado com a visibilidade ao site,ou seja,a ideia no fundo é uma publicidade.
A nudez auto-censurada é esquisita porque é um meio de incentivar os utilizadores a normalizarem o que sempre foi considerado sugestivo.
As pessoas vão arriscar a privacidade e a informação pessoal com esse tipo de ferramenta,por conseguinte é perigoso se não tiver a capacidade de auto-controlo...a melhor opção seria editar a foto num programa de computador por ser mais seguro,o que não falta por aí são editores manuais de imagem,o "Trickpiks" baseia-se numa aplicação rápida,fácil e automática para Iphone e esse detalhe é bastante questionável;não é por ser destinado aos preguiçosos como não é recomendável,seja uma invenção para fotos íntimas ou não a única certeza é a de ir longe demais.
Os mais desinibidos vão aderir por dar jeito e para evitar que o perfil seja bloqueado através de denúncias.
Para terminar,o "Trickpiks" é um meio-termo inútil.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Filhos da "realeza"

Imagem relacionada
Este tópico é sobre os pais que deram a melhor escola aos filhos.
Há tempos surgiu uma notícia a dizer que um conjunto de pais resolveram expandir uma escola no concelho de Mafra.
Não se trata exactamente de uma escola como se dá a entender e sim de um colégio!
Um encarregado com poder financeiro e possibilidades,planeou desenvolver as instalações com a ajuda dos membros da comunidade.Foi apenas uma realização de um projecto pessoal,logo não é uma novidade até porque eles já têm as coisas facilitadas.
Passando à crónica,o colégio tornou-se destinado para crianças até ao 6ºano e inclui actividades extracurriculares que dantes não proporcionava aos filhos mimados dos ricos.
O próprio sócio afirma que "O objectivo é criar micro-aldeias onde toda a gente se conhece"?Como assim?A expressão é vaga porém levando à letra essa micro-aldeia do ponto de vista dele,tem de ser elitista,ou seja,só funciona entre os que lá andam ou andaram como se isso marcasse a diferença!!!
Enquanto se bajula este trunfo,o ensino público anda degradado,às vezes há falta de verbas para melhorar as condições e dificulta-se a quem não tem dinheiro de oferecer uma aprendizagem digna e de qualidade aos filhos.
A isto chama-se desigualdade de oportunidades e esta é a razão principal de Portugal nunca alcançar o nível educativo da Finlândia:há uma diferença abismal de classes sociais.
A sociedade só vai ser justa quando se reconhecer que o papel desempenhado pelo sistema não promove a harmonia e é preciso acabar com os colégios mas antes de tudo deve-se parar de alimentar discrepâncias porque estas crianças em adultas vão ocupar posições de comando e cargos importantes,tal e qual aos pais e depois essas pessoas se convencem que são privilegiadas por não estarem habituadas a viverem com menos!
Essa escola no fundo foi construída a pensar no interesse da camada alta e não em crianças no geral,além disso foi tão esperto que até se esqueceu de disponibilizar parque,areia e terra para terem contacto com a natureza...a ideia foi reproduzida a partir do modelo de uma escola pública moderna ao invés de ser original.
As academias existentes dentro do colégio não servem de nada a quem vem de fora a frequentar porque certamente os pais também vão ter de pagar um balúrdio!Não beneficia os menos favorecidos,portanto não é um estabelecimento de ensino revolucionário e sim um luxo idealizado.
A notícia foi um meio de divulgar em massa o novo espaço que de outra maneira o sócio não ia conseguir.
Para haver mudanças,deve-se haver sensibilização primeiro:este paradigma é inadmissível e praticamente terceiro mundista a contrastar com os países nórdicos.
Não se trata de diabolizar esse encarregado de educação mas do plano em si de "dar a melhor escola aos filhos":seria de louvar se construísse para os mais carenciados...por aí se pode deduzir o tamanho do preconceito e no fim,este país fica sempre em último lugar do ranking europeu,onde inacreditavelmente ninguém se escandaliza.
O pior é não se estranhar o sistema imposto,improdutivo e vicioso.
Pagar para estudar ou obter conhecimento é abominável,seja público ou privado!O ensino devia ser gratuito excepto as matrículas e os manuais escolares fornecidos pelos estabelecimentos onde fosse reutilizável no final de cada ano lectivo e não comprado nas livrarias/papelarias.
A instrução é a base de um povo,que merece ser partilhada colectivamente e não individualmente,essas entraves transmitem a ideia errada de que a educação é um negócio e os pais que desenrasquem para manterem as entidades parasitas no controlo.
Assim o dinheiro seria canalizado para investimentos úteis...devia-se começar a planear numa alternativa sustentável.
Bastava imaginar aquilo que se quer cultivar para o futuro de uma nação:será que esta gente gostaria que a discriminação prevalecesse?É este o conceito de valores?
A dita micro-aldeia é no sentido dos alunos terem estabilidade,desde a creche até ao 6ºano e se familiarizarem através do convívio de longa duração.
Quando saírem dali,vão ter uma vasta rede de contactos para um dia recomendarem cargos profissionais de topo e talvez chegarem a políticos com o compadrio!!!
É o seguinte:estudar não é um bem adquirido para ser exclusivo a quem tem grandes bolsos.
Concluindo,a escola ideal não forma filhos da "realeza" e sim cidadãos livres e com consciência ética.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Surpresas românticas em público

O tópico desta crónica é sobre as declarações públicas de amor.
Numa pesquisa efectuada a fundo no youtube a propósito dos pedidos de casamento,constata-se que para além de existirem várias formas não parece surpresa.
É certo que ao visualizar os vídeos disponibilizados há os seus contras,no entanto um acontecimento único precisa de reunir testemunhas mas nem tudo é um mar de rosas.
Há um detalhe a ressaltar:a dita surpresa tão aguardada na etapa de um casal na verdade já estava obviamente planeada porque antes de colocar o anel deve-se tirar as medidas do diâmetro do dedo,portanto nesta parte não é novidade.
Desenvolvendo a mensagem,procurar um meio fácil de exibicionismo não é o aconselhado por estas razões:primeiro,causa desespero aos solteiros;segundo,o vídeo dá o direito de alguém próximo dos membros cobiçar a felicidade principalmente se os ex descobrirem;terceiro,dá a liberdade de alguém se intrometer no caminho para invejar e tecer comentários;quarto,os carentes ficam melosos e por último,a gravação expõe o casal inconscientemente aos assaltantes.
Se um relacionamento anterior foi conturbado,um ex pode querer reatar com desculpas esfarrapadas para ter atenção!Um vídeo online de um pedido de casamento vai naturalmente ferir a susceptibilidade quando é suposto filtrar e restringir a pessoas de confiança.
Também pode ser uma artimanha para perdoar alguma coisa ocorrida no passado e não ficar com remorsos,daí chorarem com o nervosismo.
Isso não prova que gostam mesmo um do outro,ou seja,a lealdade manifesta-se no dia-a-dia e não através de uma encenação para distrair o resto do mundo.
Um vídeo de uma declaração serve para fascinar quem vê e depois há aquelas pessoas que até chegam a influenciar na resposta e isto devia ser inadmissível na decisão...enfim,tornou-se apenas num mero espectáculo banalizado onde são os outros que contam e se metem onde não são chamados.
É compreensível que eles queiram ter memórias para no futuro recordar do episódio tão marcante,porém colocado na internet vai ficar esquecido e demonstra a preocupação de ter aprovação de terceiros ao invés de ser de quem realmente interessa!Assim passa o intuito de que a prioridade é a reacção do público e não o relacionamento.
Uma surpresa destas em público perde o simbolismo porque implica levar com desconhecidos a filmarem e é estranho os casais não se sentirem incomodados diante as câmeras alheias a captarem a cena:é preciso ser tremendamente narcisista.
É escusado usar o argumento de não ter amigos,nem tudo é exactamente como se diz podendo revelar insegurança na aceitação.
Se falta o básico e de repente vem com uma bomba dessas,ela vai ser obrigada a dizer o sim com o entusiasmo por achar romântico e são sempre os homens ricos e nunca os pobres a usufruir da alegria,por aí nota-se claramente que tipo de homem prefere pedir em casamento.
Quanto à ideia em comum dos vídeos,eles contactaram uma agência de eventos  (ou um grupo) para organizarem o pedido num espaço público (equivalente às serenatas) do agrado dos dois,onde muitos escolheram exprimir pelo flash mob ao som da famosa música de "marry you" de Bruno Mars e uns poucos fizeram reportagens/discursos clichés como por exemplo:"tu és a nova página que quero começar apesar do que te fiz sofrer e escrever a nossa história no livro das nossas vidas",como de costume.
A maioria dos homens esquivam-se à exposição por serem inibidos e esses são confundidos com egoístas,sendo imperdoável a passividade e o coitadismo dos que rodeiam,se for uma mulher surge logo de um buraco uma brigada de hipócritas a criticar.
Ainda por cima todas são novas que não sabem metade do que é a vida:há casais que não merecem a sorte que têm,anda tudo virado do avesso;por vezes uma declaração pública é uma idealização transmitida dos filmes românticos do qual muitas sonham ser protagonistas e alcançar esse capricho imitando,havendo entretanto a hipótese da valiosidade estar nas mãos erradas!!!
O anel oficializa o noivado,é importante assumir o compromisso aos círculos pertencentes dos dois membros num dia especialmente dedicado para trocar os votos e conviver e não esconder a pessoa amada,pois é determinante para o passo seguinte como manda a tradição.
Resumindo,os vídeos referentes a este tema provocam pressas em pessoas fragéis.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Marketing de mau gosto

Saudações assombradas!
Esta mensagem vai ser acerca do marketing da "Control".
Recentemente foi deparado uma notícia bastante polémica:a marca de preservativos emitiu uma publicidade na rede social que desagradou muitos seguidores.
Ora antes de desenvolver,salienta-se que a "Control Portugal" já tem um histórico péssimo a nível de comunicação acabando de revelar mais um exemplo desta faceta.
Ao que se pode observar,eles publicaram uma imagem a simular a dita posição cliché do casal com uma legenda absolutamente repudiante do qual os distraídos não deram conta e aparentemente passou despercebida à maioria das pessoas achando ser inofensiva.
O mal estava na expressão "dando total poder ao homem".Embora seja o elemento masculino a usar o produto,uma relação pertence aos dois e consiste em trocar prazer,ou seja,o afecto tem de ser recíproco.O respeito e a mutualidade são os ingredientes fundamentais e ainda existem mas não foi isso que quiseram destacar:o termo "poder" arruinou tudo.
A legenda acompanhada soou a machismo,dando a impressão do elemento masculino prevalecer com um papel dominador no acto e o feminino ser submisso;o tal poder de insuflar o ego sem se preocupar se a parceira gosta e estar ali a servir de objecto de consolo (em vez de ser a solo).
Quanto à imagem escolhida,é por ser a preferência de muita gente atrasada que se contenta com o básico e se conforma com pouco...os reprimidos e bacocos.
O marketing é gerido por homens na casa dos vinte:é cada publicidade lamentável que devem estar a gozar com os consumidores e com os outros!!!
A marca costuma lançar campanhas muito rascas e apesar de ser destinada ao alvo jovem,a direcção convinha ter um regulamento estipulado afim de não haver problemas com o público.
Uma determinada publicação na página tem sempre repercussão na imprensa e os responsáveis também deviam reflectir na reputação que está a transmitir ao apagar uma simples imagem que gerou críticas,pois é grave levar as pessoas a fazerem número,eles ganham visibilidade pelos piores motivos por isso têm um longo caminho a percorrer.
A "Control" deixa sérias dúvidas quanto aos conhecimentos de marketing por parte da equipa:se a página comete erros,é obrigatório se justificar perante a audiência através de um esclarecimento plausível,fiável e autêntico.Desta forma nunca ninguém vai perceber o objectivo e pensar que as feministas histéricas foram as culpadas por terem demovido e serem contra os casais heteros,principalmente pela imagem ter sido vista por uma famosa que é a porta-voz do movimento;agora é que o feminismo vai perder credibilidade com essa resposta.
Por coincidência,a marca não apagou por vontade delas e sim por ser uma atitude normal,pena não ter indicado o mal da frase na altura certa,os seguidores assim ficam confusos.
Quando se representa um produto,é preciso considerar os comentários.Ao ocultar,as pessoas desvalorizam o sucedido surgindo um efeito "bola de neve" e isto significa que os membros da equipa não se importam com as reacções óbvias:uma ideia tem de causar impacto satisfatório e positivo e não ser à toa nem de mau gosto,devendo saber usar técnicas cativantes de abordagem.
A empresa baseia-se em preconceitos ultrapassados para promover algo ou então eles se aproveitam dessa lógica imposta,sendo inaceitável demonstrar a falta de valores morais.
A marca tem uma perspectiva tacanha de intimidade quando é suposto trazer informação relevante e novidades interessantes sobre o produto.
Decidir apagar algo não resolve nada,pelo contrário,induz as pessoas a descartarem da lista e depois o negócio cai a pique:além de ser baixo-nível,dá razão a quem criticou.
Conclui-se que a "Control" lança marketing de mau gosto.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Fotografias de nascimento

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O tópico desta crónica é acerca de uma divulgação de fotógrafos de nascimento.
E quando se achava que o fim da gravidez é um momento de respeito e não de causar burburinho online,zás,aparece uma notícia destas como se as pessoas não soubessem o que é um parto.
Isto é tão abominável que nem tem pés nem cabeça!!!
As fotos fazem lembrar as reportagens televisivas em que os casais falavam de como se conheceram e esperavam anunciar a chegada da criança.Contactar uma fotógrafa para captar a instante de sofrimento,não é diferente.
Primeiro,as fotos são bonitas para os pais e não para quem está de fora;segundo,devia ser confidencial e último isso é uma busca por um protagonismo doentio com o objectivo das grávidas não serem contrariadas.
A galeria é forte e perturbadora:como é possível elas terem coragem de exibir um dia mais tarde fotos tão constrangedoras aos filhos (e à descendência)?As imagens são nojentas,extremamente perversas e acima de tudo irracionais estilo cadelas parideiras.
Pelo site,essa associação não é lá muito fiável:o membro devia se registar para aceder ao conteúdo restrito e não estar disponibilizadas a desconhecidos...os visados podem se incomodar por motivos óbvios;devia ser obrigatório eles terem uma base de dados,daí a contradição da descrição.
Há uma blogger que abordou aqui algo semelhante com toda a razão:há grávidas que fazem uma sessão reles na tentativa desesperada de caçarem elogios como se fosse moda,ou seja,são egocêntricas e não percepcionam os limites entre o escândalo e o bom-senso,arriscando as fotos de irem parar a sites eróticos.A culpa é de quem lhes satisfaz o ego,por isso elas recusam ser discretas.
Voltando à mensagem,fotografar o parto também é desnecessário e as pessoas devem estar mergulhadas nas profundezas da obscuridão para não achar nada estranho.
Os fotógrafos de nascimento fazem negócio porque há casais desmiolados que os procuram e eles agradecem!As profissionais não olham a meios para atingirem os fins se houver alguém que apoie a ideia mesmo sendo banalizada.
É crucial haver um intermediário para aconselhar num período tão frágil devido às grandes alterações hormonais ocorridas,antes de sujeitar um ser indefeso a indecências:esta falta de pudor mais tarde vai afectar.É lamentável já não haver estofo moral nem princípios na maioria das famílias,a dignidade está perdida.
As imagens vão circular entre os colegas de trabalho ou então os membros podem ser identificados por acaso na escola e depois o ambiente há-de ser uma maravilha...o casal até pode fazer um book do nascimento da criança se for essa a vontade,desde que seja pessoal e não exposto.São um alvo fácil de serem alojados em sites impróprios e um com uma criança a assistir!!!
Será que esses casais têm noção de que podem ser acusados de pedofilia?Ou de que os filhos podem ser retirados injustamente devido a esse exibicionismo camuflado de retrato feliz do nascimento do irmão mais novo?Esta gente é um asco,fotos desse tipo levam a ser mal interpretadas e são duvidosas.
A criança é um escudo de forma a todos aceitarem a naturalidade do corpo da mulher,dado que muitas têm uma fantasia não assumida/reprimida de serem vistas por terceiros sem complexos na internet,logo o parto é um pretexto usado para estarem nuas sem serem enxovalhadas.
Estas mães não têm discernimento das figuras tristes...além disso outra hipótese é no futuro mostrar a foto para influenciar e contar mentiras (onde aparecem sozinhas) arranjando confusão.
Geralmente são as mesmas que conseguem sempre aquilo que querem,não prestam,são permissivas com os filhos,as tais de índole medíocre que saem como vítimas.
Estes casais acreditam erradamente que estão a fazer um bom papel mas só se aprende se passarem por uma experiência negativa e entretanto vão-se esquecer que tiraram fotos bizarras.
Neste caso é inevitável queixar do assédio,estão a pedir.
As fotografias de nascimento colocadas online são o rasto da nova geração de pais,onde a privacidade não consta no vocabulário.

quarta-feira, 22 de março de 2017

O despontar de uma nova era filosófica

Saudações!
O tópico desta crónica é sobre a descolonização dos grandes pensadores europeus.
Antes de mais,eles estão a ser ignorantes ao querer que as personalidades sejam substituídas por aquelas de outros países ao invés de pedirem para dar espaço a mais origens.
Desenvolvendo esta notícia bombástica e rara,o problema foi muito bem detectado pois suscita uma discussão positiva acerca da redefinição do conceito filosófico,bem como mexe em toda a literatura.
É certo que para enriquecer a cultura deve-se incluir autores de mais nacionalidades no currículo escolar:o mundo está a atravessar uma fase a urgir por mudanças a vários níveis e a ausência de diversidades neste âmbito é uma delas.
Com isto não significa estar contra a influência ocidental,pelo contrário,aqui é a "gota de água" do pensamento crítico,ou seja,baseia-se em ampliar horizontes e desconstruir aquilo que foi imposto como modelo de filósofos descartando africanos,asiáticos e latinos dos livros.
Eles são classificados de incapazes de produzir obras de qualidade,sinal óbvio do prevalecimento do preconceito quando não é verdade,existem autores (contemporâneos) valiosos e pensadores antigos que possivelmente ficaram esquecidos ou perdidos nos arquivos das estantes das bibliotecas...lá por não constar na aprendizagem não quer dizer que não interessa ou é uma péssima referência a seguir:deve-se acrescentar visões.
Os manuais de história também precisam de uma revisão séria por ocultarem a versão de pessoas não-europeias:as disciplinas estão relacionadas.
A mensagem tem de ser evidentemente veiculada com coerência sem cortar a parte de quem foi importante e contribuiu para o mundo.
Esta é uma altura de abrir as mentes ao invés de reproduzir algo bacoco e que não corresponde com a actualidade porque o tempo da superioridade europeia já acabou e é suposto estar a caminho da evolução intelectual.
A filosofia não pode ser introduzida através de uma perspectiva passada e sim globalista onde a essência real é exactamente despertar-consciências não é só focar no legado deixado,visto assim é muito redutor...desvaloriza o pensamento individual e democrático.Em plena época a requerer desafios e estímulos,convém promover o espírito do conhecimento e da descoberta com a finalidade do cidadão poder exercer no dia-a-dia,se não,não vai convencer o suficiente nem levar a resultados frutíferos.
Reformular o programa é estudar meticulosamente porque isso trouxe um impacto negativo na sociedade:primeiro,pensar é mais prático do que teórico;segundo,não tem cor e terceiro é hipócrita afirmar que a filosofia só se aprende nas universidades.
A matéria é o objecto principal mas não induz a estar de acordo por causa das décadas,aquilo foi conforme o contexto vivido e a percepção tem de ser renovada.
É hora de seleccionar autores de fora da Europa e reconhecer o erro de exaltar a colonização do pensamento,deve-se abordar e não ser passivo perante este detalhe.
Por outro lado,há algo que faz impressão:será que não existem autores femininos?Outra dúvida,o que é que as gerações daqui a trezentos anos vão achar a este respeito?Isto é profundamente mais reflexivo do que se imagina.
Não se trata de ser politicamente correcto:a questão assenta-se na humanidade.
Uma universidade ou escola não serve para ensinar ideais filosóficos retrógrados e sim adequar à curiosidade,fornecendo opções para eles se identificarem.Deve-se dar visibilidade a mais referências para os estudantes se guiarem e terem a oportunidade de formarem a sua própria opinião,basta a equipa de conteúdos debruçar-se numa pesquisa exaustiva e concluir que uma pessoa de qualquer canto do planeta tem lições a transmitir aos outros povos.
Ora o artigo dá inúmeros motivos para concordar:só de ser publicado no site,é o ponto de partida para a transformação.
Talvez agora os alunos estejam atentos e comecem a procurar no geral mais pensadores.
Em suma,o despontar de uma nova era filosófica vai nascer.

quarta-feira, 15 de março de 2017

O pai ideal

O tema desta mensagem é a propósito de um artigo de um jornalista brasileiro chamado Marcos Piangers,sobre o papel de ser pai.
Recentemente,surgiu uma entrevista feita a um homem que se tornou famoso na internet pelas fotos virais tiradas com as filhas em diversas situações banais do dia-a-dia e que agora foi catapultado para um novo patamar de estrelato.
Ora antes de desenvolver,é óbvio que ele as exibiu de forma a ganhar visibilidade e o facto de ser palestrante veio a dar ainda mais destaque na carreira por documentar o crescimento delas em vídeos.
Após ler o artigo,constata-se que ele não é exactamente como se transparece ao público.
Em primeiro lugar,há uma coisa importante e que faz toda a diferença:o Marcos é um homem licenciado e pelas profissões pertence à classe alta.
Como foi referido,é ocupado e certamente tem condições financeiras acima da média dos restantes a ponto dos problemas não lhe afectarem,ou seja,se fosse um pai comum e pobre iria ter preocupações em assegurar um futuro para os filhos e portanto estaria condicionado enquanto os dele andam em colégios.
O homem com aspecto de viking,é no fundo inseguro ao desempenhar o seu papel:as filhas serviram para compensar a infância vazia e azarada que teve,ele é proveniente de uma mãe fraca,de um pai que não o quer assumir e de um padrasto para esquecer!
Não é difícil entender esta parte visto que não foi educado nesse sentido...houve uma lacuna grave no passado e do qual ele vai reconstruindo a imagem do pai ideal!!!
Como é incapaz de pensar por ele próprio,vai pedir opinião aos outros pais sobre alguns assuntos relacionados com os filhos para se orientar melhor,logo o conhecimento dele não vale nada porque é adquirido de terceiros,ele apenas é obrigado a aprender devido ao percurso que levou,ao contrário do homem profissionalmente menos favorecido e de baixo rendimento,não iria ser tão enaltecido e arriscava a ser estigmatizado pela sociedade...o emprego dele dá esse privilégio de passar despercebido no que toca à criação dos filhos que ninguém nota a ignorância.Ele tem a liberdade de perguntar certas questões que não é alvo de rótulos e sim de reconhecimento.O Marcos observa através da "bolha" pois já tem uma grande facilidade,por isso ele oculta essa insensibilidade.A formação superior infelizmente é o critério fundamental para ser considerado este tipo de pai.
Por exemplo,ele acha que dar amor demais aos filhos não faz mal quando é mentira,há limites e os mimos sempre estragam as crianças a longo prazo.
Para editar vídeos de milhões de visualizações é porque procura aprovação do público que não teve enquanto jovem,tentando comprovar a todo o custo através das plataformas de comunicação.
Ele não teve o apoio que precisava e agora quer convencer os leitores transmitindo a mensagem de ser "cool".
Segundo a entrevista,ele é preconceituoso com bonecas falantes e acha que os pais são pouco interventivos:cá está mais uma pista de ser alheio!!!
Quando uma pessoa o pergunta sobre o abandono,ironicamente evita responder,ele está a ser contraditório ao invés de enfrentar e discutir abertamente doa o que doer...é incabível.
O jornalista esteve em vias de separação,daí o discurso de pai ideal.Se ele fosse uma boa figura paternal não iria ter tempo para se envolver em tantos projectos simultaneamente,assim deu a impressão de não saber gerir compromissos...a passividade foi o erro da maioria dos pais,por aí ficaram a perder e se atrasaram a ser igual a uma mãe.
O artigo também é uma forma de publicitar o livro que lançou cujo conteúdo nem sequer é pessoal e sim um resultado de uma "compilação de material publicado na imprensa e nos perfis públicos no FB e instagram".
Por outro lado,por qual razão foi permitido ser vendido em Portugal?Não costuma ser comum um autor brasileiro vir cá promover um livro,além disso neste país há homens de sobra para contarem histórias.Sinceramente a lógica das editoras é esta:o que vem de fora é interessante do que se for um português a ter sucesso.
Ao ler a entrevista,nota-se a falta de experiência de vida porque foi a mulher que lhe ensinou tudo;ele é um burro quanto mais ser uma referência?Típico modelo seco e vitimista.Quando as filhas forem adultas,possivelmente ele vai mudar de ideias.
O Marcos Piangers não tem perfil de ser "cool" e ideal nem é porta-voz dos pais!
A imprensa devia dar hipótese de um homem comum com filhos se exprimir e não aqueles de estatuto...os discursos seriam incomparáveis.
Esse tipo de homem geralmente é cobiçado para ser pai porque as mulheres por norma sonham com alguém moderno,presente e de boas bases profissionais para constituir família,é a lei da atracção mas não significa que o outro não preste e seja medíocre:trata-se de ter uma estrutura sólida.
Posto esta explicação,os seguidores do apresentador dever ter pedido para abrir um baby-blogue,é estranho este manhoso não possuir.
Terminando,o pai ideal não faz papel superficial nem expõe crianças nas redes sociais.

quarta-feira, 1 de março de 2017

O cinismo por trás da cimeira das mulheres

Saudações tenebrosas!
O tópico desta crónica é sobre o "Women summit".
Recentemente,ressaltou um artigo interessante acerca de um evento a realizar no Porto:a cimeira oculta um lado negro ao público.
A iniciativa é a nível nacional no âmbito da igualdade de género porém de moral bastante questionável.
Desenvolvendo a notícia,o evento é uma autêntica hipocrisia camuflada de poder feminino!!!
Pelos vistos,a página andou a apagar as críticas que surgiram quando umas comentadoras confrontaram o propósito,desmascarando e acusando de discriminar as mulheres que não têm possibilidades de lá irem.Através das capturas,pode-se constatar a arrogância de quem se diz "mulher".
Analisando com atenção,há uma série de incoerências detectadas a começar pelo preço exorbitante dos bilhetes em vez de serem gratuitos ou de disponibilizarem alternativas de participação a quem não tem acesso;segundo,exalta personalidades desprovidas de conteúdo e de valor e último privilegia mulheres brancas e ricas.
Que história uma alarvidade desta pode fazer neste país?Nem se pode considerar marketing porque há ódio dirigido ao outro grupo desfavorecido,o "Women summit" é de uma controvérsia imperdoável!!!
O conceito deles é escandaloso e selectivo,as pessoas deviam se unir e repudiarem o evento porque é o exemplo prático da injustiça e de desrespeito à própria espécie feminina.
A finalidade é meramente insuflar os egos das oradoras uma vez que só vão para reproduzirem discursos precisamente por não saberem do assunto.
Essa cimeira manifestou uma profunda falta de bases e de ética:como se pode propor a debater algo se as organizadoras não estão a passar por uma determinada situação?É preciso ter conhecimento real sobre uma causa e depois acaba por não dar voz a quem desempenha um papel activo,gozando com as pessoas.
O evento é um grande faz-de-conta e devia ser proibido por estar a perpetuar um estereótipo...além de ser uma pobreza de espírito,não representa nada,há cinismo por trás do "Women summit".
O motivo de ser tão caro certamente é para pagar essa micro empresa privada como foi referido,eles querem usufruir do poder financeiro dando respostas formatadas e convencendo de que vai ser útil quando no fundo o nome foi usurpado!!!
A ideia transmitida é errada,distorcida e preconceituosa onde entretanto também várias páginas relacionadas se revoltaram contra este evento.
Apesar de terem apagado os comentários,a organização já ganhou visibilidade pela crónica exposta no "P3" gerando uma reputação negativa.
É lamentável um conjunto de mulheres compactuar com qualquer tipo de segregação...elas estão longe de serem cultas.
Que coisas relevantes alguém reconhecida vai ter para contar?O que é que uma figura mediática sabe sobre desigualdade e falta de oportunidades para as mulheres pobres?Quais são as sugestões delas para combater as diversas dificuldades que se enfrenta diariamente?Só as activistas conseguem se destacar em todos esses problemas.
A organização devia ter pensado na repercussão antes de ter emitido aquele ataque,deve ter visto a crítica como uma ameaça e em seguida apagaram como se nada tivesse acontecido com eles,quer dizer,isto é demais.
As mulheres do painel vão falar algo da área delas porque uma pessoa de uma posição favorecida não compreende o que é ter desafios na vida,logo tira o direito das mulheres comuns se exprimirem.
Quanto aos bilhetes mais baratos,a hipótese é de terem inventado uma mentira para divulgarem o evento,fizeram em modo sorteio continuando a ser caro.
Atrás do ecrã é fácil a iniciativa promover uma atitude medíocre perante uma opinião discordante e inofensiva por estarem no anonimato...as pessoas já notaram que elas não gostam de oposições aquilo é uma cambada de fúteis e burras a denegrirem algo muito sério,que tivessem arranjado outro projecto especialmente elitista porque não lhes afecta.
Na outra,a cimeira ainda ousou encobrir com mais desculpas provando desta forma o cinismo envolvido na iniciativa.
Dois detalhes:porque será que decidiram realizar no Palácio da Bolsa e não num espaço mais grande?E segundo,o cabeça é um homem chamado José Marques da Silva,director da "One World" significando então que as mulheres portuguesas não têm capacidade de serem líderes para coordenarem grandes eventos,tudo um grande embuste para inglês ver,elas foram influenciadas por esse elemento.
Custa acreditar que a ideia tenha sido autorizada,isso definitivamente é surreal...só mesmo cá se confunde alhos com bugalhos.
A cimeira das mulheres deixa claro o estigma sofrido por aquelas que são o futuro e gostavam de melhorar as condições mas não têm o dito lugar garantido.
O evento não visa a dinamizar mudanças,elas aproveitaram para terem vantagem!
A página simplesmente não publicou informação e quer ter seguidores com tamanha arrogância?Pena esse artigo não ter circulado em mais fontes da imprensa para todos verem.
Terminando,há cinismo por trás da cimeira das mulheres.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Memes anónimos

Se há imagens que se tornam instantaneamente virais,esta devia ser uma delas.
A foto em questão,foi retirada do perfil de um dos autores quando os dois foram ao Vaticano supostamente para verem o papa mas tiveram o azar de serem captados pelas câmeras num momento em que estavam distraídos e alguém que estava de olho,aproveitou e fotografou a televisão para gozar com a cara quando eles foram filmados.
Observando bem,tem tudo para ser hilariante,a começar pela legenda:portugueses na praça de São Pedro emocionados" e exibiram dois otários em vez de pessoas religiosas e cheias de fé,ou seja,a legenda não corresponde com a imagem,a Tvi trocou alguma coisa;segundo,o de óculos não é católico!Ele foi lá só para aparecer uma vez que já estavam a viajar pela Europa não deixaram de visitar Roma.Ele foi apanhado com uma cara de quem nunca viu um santo no altar;terceiro,o magro tem naturalmente cara de pateta não era preciso fazer um esforço para ficar sério e fingir que foi rezar e por último,o homem ao fundo parece um emplastro.
Aquele espaço não é para os tolos se divertirem e sim para haver silêncio,oração e acima de tudo respeito a Deus!Os dois amigos reagiram como se fossem meninos rebeldes com ar de quem estão lá a troçar de alguém que viram por aí e isso por outro lado é triste,sobretudo vindo de jovens independentes que deviam saber como se comportar perante um ambiente solene.
Ambos são personal trainers (um a trabalhar actualmente como segurança) e o de óculos sempre foi um grande convencido e rei das tretas desde dos tempos da escola xD xD.
A foto é uma autêntica pérola digna de ser partilhada na internet porque poucos têm o dom de se aparvalharem onde não devem...o pateta comprido tem mesmo cara de meme,só falta ser descoberto:se fosse noutro país,essa foto já estaria a circular em páginas humorísticas!!!
O menino de emocionado não tem absolutamente nada,até dá a ideia de ser uma fotomontagem muito bem feita,é muito difícil sair uma foto tão bem conseguida.
Da parte da Tvi foi mesmo hilariante porque certamente filmaram quem estava presente na primeira fila em vez de quem veio em grupos organizados,por dar jeito e estar na frente 😂.
O de óculos não perde uma oportunidade para se exibir,desta vez foi demais!
A imagem encaixa de modo ser um meme famoso donde os autores seriam as estrelas de parvalhões.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O comprimido da educação

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O tópico desta crónica é sobre a banalização da hiperactividade.
Recentemente,surgiu um artigo que chamou a atenção:a ritalina está a ser um medicamento bastante consumido.
Ora antes de desenvolver,são os próprios psiquiatras os principais culpados deste fenómeno.
Um hiperactivo é alguém sempre agitado,com dificuldades em "gastar a bateria" e que só está bem a meter constantemente com os outros,absolutamente diferente de ser maleducado.
Passa-se que actualmente não cabe aos professores aconselharem os pais das crianças a darem comprimidos à toa,eles não têm formação nenhuma no âmbito da psiquiatria para virem dizer que todas são hiperactivas quando os casos são excepcionais!!!Mesmo que a ritalina não tenha consequências,não é mascarando que se resolve um problema,a concentração tem de ser natural.
Os pais têm de as disciplinar e de as preparar para lidarem com horários extensos...elas podem usar esse argumento como desculpa para perturbarem as aulas e eles vão acreditar e medicarem desnecessariamente quando não apresentam sintomas de tal comportamento;eles não devem dar ouvidos a qualquer disparate e ensiná-las a ter resiliência.Por muito que custe não podem desistir!
Os professores jamais devem impingir a ritalina às crianças normais que simplesmente têm necessidade de brincarem e terem mais tempo livre:o psicofármaco serve para regular um défice de atenção e não para criar uma geração de crianças-rôbots em função dos estudos e notas altas.
Isto é uma forma arranjada para elas estarem caladas,justamente pelo motivo da maioria dos pais demitirem do seu papel e de lhes educarem.
O psicólogo deve diagnosticar se realmente a criança sofre de hiperactividade, se não estão a transformar num mero negócio,porque um profissional de saúde para além de ser cauteloso na análise,convém ter bom-senso...o pedopsiquiatra antes de receitar tem de saber primeiro se o dito transtorno é de ordem neuronal,caso contrário,estão a inventar doenças onde não existem como aconteceu com a depressão e no fim quem sai a lucrar é a indústria farmacêutica.
Depois vai haver uma altura no caminho em que podem ficar viciadas,se o uso não for controlado:a inteligência não provém de um comprimido,isso é mentira fabricada para venderem e alimentarem um falso princípio!
Também já foi com a memória e não resulta nada.As pessoas procuram um método eficiente por preguiça de estimularem o cérebro,por dar trabalho e eles apenas aproveitam dessa fragilidade para enganarem quando depende muito das capacidades cognitivas de cada um,não é um psicofármaco que vai aumentar o desempenho intelectual da criança.
Do outro lado,os pais devem evitar que elas consumam alimentos açucarados porque disparam os níveis de adrenalina.É importante consciencializar dos efeitos na infância,há muitos que andam mal informados achando ser algo insignificante na idade do crescimento,portanto há determinados hábitos a serem revistos,reflectidos e alterados de modo a trazer benefícios na saúde mental.
É preocupante chegar ao ponto de banalizar a hiperactividade...os pais têm de aprender a identificar os sinais e não serem influenciados pelos discursos dos professores,que certamente são ignorantes em relação a este assunto e estão a cometer um erro crasso ao generalizar.
A notícia é a "gota de água" para as crianças começarem a ter regras vindas de casa,ao invés de ser através de medicação.
Terminando a mensagem,um comprimido não fornece educação isso revela um desespero enorme em formatar o amadurecimento psíquico da infância.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

20 segredos que os alunos não sabem

Tal como o título indica,esta é uma resposta à mensagem debaixo,dos segredos que os alunos não sabem acerca dos professores e que só se descobre um dia mais tarde com o tempo.
Seguem-se enumerados:
1 - no geral os professores não gostam da cara de alguns alunos,nutrem uma pequena antipatia,assim como há alunos que não vão com a cara de um ou outro professor só de olhar;

2 - eles nunca vão admitir que estão desactualizados para manterem a superioridade hierárquica;

3 - os professores falam de alguns alunos aos outros professores da turma quando convém nos intervalos;

4 - há aqueles que não se interessam por alunos com notas negativas,prevendo ou planeando para os chumbar por falta de paciência como se tratasse de um jogo;

5 - quando eles dizem que não tiveram tempo de corrigir os testes,na verdade significa que têm preguiça e não lhes apetece fazer o seu trabalho porque querem disfrutar o tempo livre a passear e a arejarem a cabeça;

6 - todos têm memória curta;

7 - eles protegem-se entre eles para não ficarem mal-vistos,sendo que raramente assumem as culpas quando há confusão (corporativismo,também existente em várias empresas);

8 - em casos particulares,os professores descontam na avaliação do bom aluno,cortando nos pontos por motivos de vingança;

9 - os estagiários vão ter frequentemente positiva e serem favorecidos em todas as componentes da matriz,independentemente de serem péssimos professores em termos de ética e conduta (por exemplo:gerir conflitos ou estarem errados,para não refilarem).Os coordenadores vão passá-los só para eles despacharem a fase e terem média final na faculdade,por isso depois não aprendem nada durante o ensino por falta de experiência e por pensarem que tudo é como foi imposto nas normas;

10 - eles ficam nervosos quando têm de chamar o encarregado à escola;

11 - eles se assustam quando são chamados ao conselho executivo,por não ser muito comum;

12 - há professores (sobretudo estagiários) que treinam argumentos para falar e impressionar;

13 - há professores que também não se dão bem com o feitio de outros professores;

14 - quando se atrasam para a aula,é porque andam na galhofa na sala de professores;

15 - há sempre um (ou um pouco mais) sem perfil nenhum para ser director de turma;

16 - eles desvalorizam o que acontece fora das salas de aula;

17 - ...que um professor com uma imagem física atraente se apercebe quando os alunos estão a cismar mas não dão confiança (ou são defensivos) para eles não abusarem;

18 - no fim dos períodos,os professores confirmam no conselho de turma que nota realmente cada aluno merece e não sozinhos,a cada uma das disciplinas através de uma espécie de votação entre eles como se fossem júris;

19 - os professores por hábito complicam um trabalho fácil;

20 - no fundo todos falham silenciosamente em alguma parte da carreira.

Estas curiosidades valem ouro e devem ser anotadas,com o objectivo de guiar melhor o estudante.
As pistas publicadas servem para detectar o comportamento dos professores em relação aos alunos em diversas circunstâncias,sendo praticamente impossível ganhar razão contra eles.
Basta só prestar atenção porque estes segredos revelados são uma constatação.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

20 segredos que os professores não sabem

Saudações!
Esta mensagem é sobre os segredos que os professores não sabem e que precisam ser publicados de modo a alcançar o maior número de consciências possível.
Eis então enumerados:
1 - uma turma depende do professor:se um professor despeja a frustração nos alunos,as notas estão longe de serem positivas;

2 - a escola é um lugar de sintonia,convívio e principalmente democrático e não de tortura psicológica,tristeza e de "rebanhos";

3 - os alunos nunca vão admitir (a um professor) que têm um professor preferido;

4 - há alunos que odeiam a falsidade das despedidas do fim de ano:a escola não é uma telenovela onde no fim os actores fazem as pazes e acaba bem.Ali ninguém desempenha um papel!;

5 - os alunos estão saturados de ouvir queixas corriqueiras e sermões baratos e desnecessários (isso potencia um ciclo vicioso);

6 - fazer comparações não ajuda;

7 - a desmotivação é proveniente da forma de um professor dar a aula e não da falta de capacidade do aluno;

8 - os alunos também merecem ser respeitados;

9 - não sabem que eles têm medo de bater à porta da sala de professores;

10 - os alunos odeiam quando marcam e desmarcam os testes.Antes disso mais vale chegar a um acordo com outros professores ou de lhes perguntar pela data certa;

11 - saber acompanhar/adaptar ao ritmo de aprendizagem da turma;

12 - os trabalhos de grupo não deviam constar na avaliação:estimula a desestabilização na turma,o mais inteligente fica com nota alta (injustiça),há os que ficam com quem não se relaciona bem/identifica,há os que aproveitam para conversar e entreter com os membros que escolheram e no geral saem mal feitos!!!Não se aprende nadinha com os trabalhos de grupo,individualmente funciona melhor que todos juntos;

13 - não se cala alguém ameaçando mandar para a rua!Já se sabe que é mentira (e quando manda,é muito inesperado:não pode ser feito ao contrário) ;

14 - em e.f. há quem minta para não fazer uma aula que não gosta;

15 - o segredo é focar em qualidades e não em caçar pontos negativos dos alunos na pauta pessoal do professor;

16 - os alunos estão atentos aos pormenores (e gozam no sentido de corrigir);

17 - nas picardias,há alunos que metem as culpas em cima do outro nas alturas em que o professor pergunta o que aconteceu quando se distrai ou vira as costas por uns minutos;

18 - o riso aparece em momentos inoportunos;

19 - os alunos percebem quando os professores estão num mau dia e canalizam tudo na matéria;

20 - eles (alunos) sentem quando se evita dizer a verdade ou revelar algo sobre um determinado assunto.

Estes foram os segredos que os professores não sabem acerca dos alunos e que valem ouro!Eles não pensam assim justamente por terem uma visão limitada e as dicas são importantes para quem segue a carreira.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

O peso das mochilas

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Recentemente circulou uma notícia sobre o peso das mochilas.
Esta problemática tem vinda a ser levemente discutida um pouco antes do início do milénio mas só agora tomou força e visibilidade.
Os pais fizeram uma petição a pedir uma legislação para diminuir o peso das mochilas,só que entretanto substituindo pelo livro digital!
Ora a ideia não é a solução para combater a carga de peso e sim facilitação,eles não reflectiram no rol de desvantagens que o aparelho acarreta.
Eles deviam lutar contra o negócio das editoras escolares porque há manuais com livros de exercícios,anexos e até volumes que quase nunca são utilizados.Os professores só têm de mandar trazer quando marcam tpc's e for preciso e não obrigando os alunos a transportarem escusadamente nas malas!Por outro lado na compra sai caro nos bolsos,o dinheiro é gasto à toa.
Isso só devia ser vendido aos professores para decidirem o que vão passar.
O ideal seria distribuir fotocópias nestas ocasiões:uma folha não pesa ao contrário de um livro onde frequentemente há sempre alguém que se farta de andar carregado e diz que não trouxe,precisamente quando o professor quer.
Os manuais também devem ser controlados por uma equipa especializada de cada disciplina a definir o conteúdo a ser publicado porque os professores geralmente não ensinam todas as matérias que lá aparecem durante o ano lectivo,metade acaba em branco...é uma forma de não desperdiçar papel e agredir a natureza!
As disciplinas como e.f e e.v.t não precisam de edições aos alunos,aquilo fica guardado novinho em folha então para quê editar?
O livro em formato digital é diferente e além disso as salas de aula têm de estar equipadas (haver infraestruturas),portanto deve-se priorizar a saúde dos adolescentes para no futuro as costas (e a vista) não serem prejudicadas.
Concorda-se que a legislação tem de entrar em vigor e apertar com a associação de livreiros,se não vai-se continuar na mesma daqui a umas décadas.
Os cacifos não são seguros!!!Depois vêm aqueles com histórias de desaparecer coisas ou de ter perdido a chave e ter de ser arrombado.O espaço jamais deve ser partilhado,se for,a culpa é de quem permitiu guardar o material dos outros que vão se esquecer disso aí dentro.
Partilhado ou não,um cacifo não é fiável pelas razões óbvias e logicamente por estar exposto em vez das escolas disponibilizarem em salas.
Salienta-se ainda o facto de haver aqueles alunos mais atrasadinhos a optarem por usar cadernos em vez de dossiês,o que torna tudo mais complicado!
Conclusão:a decisão tomada foi um grande erro.

O despontar de uma nova era de professores

O tópico de abordagem é sobre uma notícia da área da educação.
Há uns dias,destacou-se um artigo interessante:trata-se de uma entrevista feita a um professor espanhol acerca da perspectiva de ensino.
Após a leitura,conclui-se que o César Bona não focou em questões importantes.
Para haver uma mudança de paradigma,ele esqueceu-se de falar sobre os pais que nunca vão às reuniões nas escolas,dão desculpas esfarrapadas da falta de tempo quando no fundo sentem vergonha de lá meterem os pés ou acham que não precisam de ir porque os filhos são grandes e responsáveis deixando lá depositados:esses para além de não colaborarem,são totalmente alheios à realidade dos filhos,pois não se importam com o seu percurso e há outros que dizem que vão e depois não aparecem!
Através dos pais se vêem como são os alunos e geralmente quem vem são sempre os mesmos.
O autor não teve em conta de que pais,professores e alunos estão interligados e que é dever deles proporcionar um ambiente acolhedor nas salas de aula.É incrível como este dito revolucionário não se lembrou que os psicólogos também contribuem para o crescimento dos jovens...eles convinham estar actualizados para orientarem melhor porque desempenham um papel de peso!
Ele deve estar mais preocupado em publicitar o livro que lançou.
O César Bona devia alertar que uma reunião não serve para fazer queixinhas inúteis:apesar de não ter incidido nesta parte,o tema tem de ser aberto.
Uma das hipóteses é mandar correspondência para a casa do aluno com o motivo de forma a obrigar o e.e. a ir e a segunda é telefonar para o telemóvel.Dar o contacto por email é informal,o professor não vai estar todos os dias disponíveis e tem de saber quem é a pessoa.
O dever do director de turma na reunião de pais,é incentivar a dialogar em casa e detectar as causas das más notas/comportamento em cada disciplina.Jamais deve falar algo sem conhecimento ou julgar alguma atitude sem primeiro entender o motivo,tendo o cuidado para não provocar ruptura com ninguém ao comunicar!!!As escolas não devem passar a imagem de cultivar o individualismo,às vezes é preciso discutir o problema.
A entrevista não é esclarecedora mas ele devia fazer congressos destinado ao público que lida com alunos,pois o desafio é global.
Ao fazer o filme mudo ele já se distanciou das salas de aula e nem sequer é referido o nome,dando a impressão de não ser muito competente a leccionar.
Pelos vistos o autor aprendeu por experiência pessoal,o que é muito raro entre os professores justamente por não haver receptividade em modernizar o ensino...o próprio a mudar é diferente.Era suposto haver um coach ou conselheiro para guiar os demais porque têm uma visão mais âmpla,estão de fora e sobretudo faz falta nesta época,eles são os mediadores!!!
Alguém como o César Bona não pode ter medo de pedir opiniões a terceiros que já passaram pelas salas de aula e têm vontade de ajudar a adoptar outro estilo e gostariam de ver um novo sistema nas salas de aula:descobrir a técnica sozinho não é o ideal e o autor não pode obrigar os outros a seguirem,isso é um erro crasso.O objectivo era recolher o máximo de informação e expôr no livro,porque vai marcar uma nova era de professores!!!
O autor fez mal em deixar escapar esta parte.Um professor tem de aconselhar os pais a serem activos e participativos na vida dos filhos nas reuniões,não custa nada a quem é revolucionário (ou não)!
O artigo não chega a convencer o suficiente.Se ele afirma que o desafio anda por aí à espreita por outras palavras claro,não pode limitar só em tirar boas notas às disciplinas:tudo está envolvido nesta corrida!
O César Bona não salientou que ser um velho do Restelo e haver distância entre os dois lados pertence ao século passado.É preciso adaptar à turma.
Um detalhe:uma aula expositiva onde o professor debita matéria,é semelhante a uma conferência.
Concluindo,o despontar de uma nova era de professores está à vista.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Educação física diariamente

Este tópico é sobre a ideia de ter educação física diariamente nas escolas.
Recentemente surgiu uma notícia que suscitou um debate:diz aqui que os alunos deveriam ter educação física nas escolas todos os dias.
Ora antes de começar,logicamente isto gera discórdia em muitos aspectos.
Se os alunos estão o dia inteiro parados,porque raio só os do ensino básico têm de fazer exercício?O coordenador do programa nacional para a promoção da actividade física não deve estar dentro do assunto pois não é desta maneira que vai conseguir.
Eis os motivos enumerados:primeiro,os horários já estão preenchidos;segundo,em vez disso a prioridade é mudar a refeição da maioria das cantinas e retirar os doces e os bolos secos e oferecer uma alimentação nutritiva e de qualidade;terceiro,ele não contou com aqueles que praticam desporto fora da escola e último,a culpa não é dos adolescente serem sedentários é de como tudo foi regulado!
Não tarda nada estão a transformar as escolas em semi-internatos de tanto tempo passarem fechados em salas de aula.
A solução era acabar com as disciplinas que não têm nenhum propósito nem acrescentam nada e não aumentar a carga horária de e.f.O artigo só mostra que o Pedro Teixeira não ponderou bem a ideia.
O coordenador foi comparar o incomparável:o sistema de ensino dos países do norte da Europa é desenvolvido,independente e eficiente.Por cá uma hora não serve de nada,pois há os atrasos,a teoria e o aquecimento envolvidos,sobrando pouco tempo para pôr em prática;a assiduidade nunca foi o forte da maioria.
Portanto ele está muito enganado,a não ser que seja uma forma de manter os docentes da área ocupados.
O mal é dos professores que não sabem promover a disciplina,não é só ensinar modalidades chatas do costume e isso que foi referido é inútil.
Se o intuito do programa da DGS é pôr as crianças e jovens activos,então a e.f. tem de ser valorizada por outros professores:o núcleo de docentes podia dinamizar por exemplo a semana da escola com torneios micro-turmas,jogos e danças para toda a comunidade escolar conviver ou pelo menos pôr a mexer para ninguém pensar que a disciplina é rígida.
Eles têm o dever de actuar em conjunto com ciências e incentivar os alunos para uma vida equilibrada e não é um terceiro totalmente alheio que vai ditar o que é melhor para combater a epidemia que afecta os adolescentes...a educação física devia ser destinada do 5º ao 12ºano e não desde da primária!!!
A obesidade também está relacionada com aquilo que se vende nas escolas.
Os professores têm de tomar consciência e dar aulas livres a fim de cada um desenvolver as aptidões num determinado exercício naqueles dias mais leves,diversificar o plano introduzindo actividades menos conhecidas do manual,ensinar coisas novas de modo a criar elos e simplesmente deixar libertar a energia e a tensão acumulada seja em que ano for.
Os profissionais da área têm de entender que não podem dar constantemente na cabeça dos alunos e a mandarem calar:por mais que tentem controlar,é impossível as aulas de educação física serem sempre atinadas,essa técnica está ultrapassada!Eles têm de sair do buraco onde se escondem,encontrarem com as turmas nos intervalos e conversarem normalmente.Bolas,carambas será que custa muito?Era meio-caminho andado no "quebra-gelo".
A disciplina tem de fazer divertir os alunos,ser vivaça e justa,se não as notas de quem não se identifica saem baixas...a avaliação devia englobar tudo isso,incluindo o espírito de equipa:essa é a verdadeira essência de educação física.
Esse coordenador não tinha de decidir sozinho se os alunos devem fazer física diariamente durante uma hora,isto não se conclui às "três pancadas",é demais!!!
Duas ou três vezes por semana é o suficiente,o resto provém do autoritarismo "policial" dos docentes desta área:só eles têm o poder de promover o desporto escolar e não é o aumento da carga que vai trazer benefícios aos adolescentes!Que não "abram os olhos" e vão ver onde vão parar com esse modelo batido das aulas.
O papel deles é serem interventivos,é urgente aflorar essa parte porque entramos noutra era!
Os tempos lectivos de educação física são o suficiente para proporcionar infinitas actividades.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .