quarta-feira, 22 de março de 2017

O despontar de uma nova era filosófica

Saudações!
O tópico desta crónica é sobre a descolonização dos grandes pensadores europeus.
Antes de mais,eles estão a ser ignorantes ao querer que as personalidades sejam substituídas por aquelas de outros países ao invés de pedirem para dar espaço a mais origens.
Desenvolvendo esta notícia bombástica e rara,o problema foi muito bem detectado pois suscita uma discussão positiva acerca da redefinição do conceito filosófico,bem como mexe em toda a literatura.
É certo que para enriquecer a cultura deve-se incluir autores de mais nacionalidades no currículo escolar:o mundo está a atravessar uma fase a urgir por mudanças a vários níveis e a ausência de diversidades neste âmbito é uma delas.
Com isto não significa estar contra a influência ocidental,pelo contrário,aqui é a "gota de água" do pensamento crítico,ou seja,baseia-se em ampliar horizontes e desconstruir aquilo que foi imposto como modelo de filósofos descartando africanos,asiáticos e latinos dos livros.
Eles são classificados de incapazes de produzir obras de qualidade,sinal óbvio do prevalecimento do preconceito quando não é verdade,existem autores (contemporâneos) valiosos e pensadores antigos que possivelmente ficaram esquecidos ou perdidos nos arquivos das estantes das bibliotecas...lá por não constar na aprendizagem não quer dizer que não interessa ou é uma péssima referência a seguir:deve-se acrescentar visões.
Os manuais de história também precisam de uma revisão séria por ocultarem a versão de pessoas não-europeias:as disciplinas estão relacionadas.
A mensagem tem de ser evidentemente veiculada com coerência sem cortar a parte de quem foi importante e contribuiu para o mundo.
Esta é uma altura de abrir as mentes ao invés de reproduzir algo bacoco e que não corresponde com a actualidade porque o tempo da superioridade europeia já acabou e é suposto estar a caminho da evolução intelectual.
A filosofia não pode ser introduzida através de uma perspectiva passada e sim globalista onde a essência real é exactamente despertar-consciências não é só focar no legado deixado,visto assim é muito redutor...desvaloriza o pensamento individual e democrático.Em plena época a requerer desafios e estímulos,convém promover o espírito do conhecimento e da descoberta com a finalidade do cidadão poder exercer no dia-a-dia,se não,não vai convencer o suficiente nem levar a resultados frutíferos.
Reformular o programa é estudar meticulosamente porque isso trouxe um impacto negativo na sociedade:primeiro,pensar é mais prático do que teórico;segundo,não tem cor e terceiro é hipócrita afirmar que a filosofia só se aprende nas universidades.
A matéria é o objecto principal mas não induz a estar de acordo por causa das décadas,aquilo foi conforme o contexto vivido e a percepção tem de ser renovada.
É hora de seleccionar autores de fora da Europa e reconhecer o erro de exaltar a colonização do pensamento,deve-se abordar e não ser passivo perante este detalhe.
Por outro lado,há algo que faz impressão:será que não existem autores femininos?Outra dúvida,o que é que as gerações daqui a trezentos anos vão achar a este respeito?Isto é profundamente mais reflexivo do que se imagina.
Não se trata de ser politicamente correcto:a questão assenta-se na humanidade.
Uma universidade ou escola não serve para ensinar ideais filosóficos retrógrados e sim adequar à curiosidade,fornecendo opções para eles se identificarem.Deve-se dar visibilidade a mais referências para os estudantes se guiarem e terem a oportunidade de formarem a sua própria opinião,basta a equipa de conteúdos debruçar-se numa pesquisa exaustiva e concluir que uma pessoa de qualquer canto do planeta tem lições a transmitir aos outros povos.
Ora o artigo dá inúmeros motivos para concordar:só de ser publicado no site,é o ponto de partida para a transformação.
Talvez agora os alunos estejam atentos e comecem a procurar no geral mais pensadores.
Em suma,o despontar de uma nova era filosófica vai nascer.

quarta-feira, 15 de março de 2017

O pai ideal

O tema desta mensagem é a propósito de um artigo de um jornalista brasileiro chamado Marcos Piangers,sobre o papel de ser pai.
Recentemente,surgiu uma entrevista feita a um homem que se tornou famoso na internet pelas fotos virais tiradas com as filhas em diversas situações banais do dia-a-dia e que agora foi catapultado para um novo patamar de estrelato.
Ora antes de desenvolver,é óbvio que ele as exibiu de forma a ganhar visibilidade e o facto de ser palestrante veio a dar ainda mais destaque na carreira por documentar o crescimento delas em vídeos.
Após ler o artigo,constata-se que ele não é exactamente como se transparece ao público.
Em primeiro lugar,há uma coisa importante e que faz toda a diferença:o Marcos é um homem licenciado e pelas profissões pertence à classe alta.
Como foi referido,é ocupado e certamente tem condições financeiras acima da média dos restantes a ponto dos problemas não lhe afectarem,ou seja,se fosse um pai comum e pobre iria ter preocupações em assegurar um futuro para os filhos e portanto estaria condicionado enquanto os dele andam em colégios.
O homem com aspecto de viking,é no fundo inseguro ao desempenhar o seu papel:as filhas serviram para compensar a infância vazia e azarada que teve,ele é proveniente de uma mãe fraca,de um pai que não o quer assumir e de um padrasto para esquecer!
Não é difícil entender esta parte visto que não foi educado nesse sentido...houve uma lacuna grave no passado e do qual ele vai reconstruindo a imagem do pai ideal!!!
Como é incapaz de pensar por ele próprio,vai pedir opinião aos outros pais sobre alguns assuntos relacionados com os filhos para se orientar melhor,logo o conhecimento dele não vale nada porque é adquirido de terceiros,ele apenas é obrigado a aprender devido ao percurso que levou,ao contrário do homem profissionalmente menos favorecido e de baixo rendimento,não iria ser tão enaltecido e arriscava a ser estigmatizado pela sociedade...o emprego dele dá esse privilégio de passar despercebido no que toca à criação dos filhos que ninguém nota a ignorância.Ele tem a liberdade de perguntar certas questões que não é alvo de rótulos e sim de reconhecimento.O Marcos observa através da "bolha" pois já tem uma grande facilidade,por isso ele oculta essa insensibilidade.A formação superior infelizmente é o critério fundamental para ser considerado este tipo de pai.
Por exemplo,ele acha que dar amor demais aos filhos não faz mal quando é mentira,há limites e os mimos sempre estragam as crianças a longo prazo.
Para editar vídeos de milhões de visualizações é porque procura aprovação do público que não teve enquanto jovem,tentando comprovar a todo o custo através das plataformas de comunicação.
Ele não teve o apoio que precisava e agora quer convencer os leitores transmitindo a mensagem de ser "cool".
Segundo a entrevista,ele é preconceituoso com bonecas falantes e acha que os pais são pouco interventivos:cá está mais uma pista de ser alheio!!!
Quando uma pessoa o pergunta sobre o abandono,ironicamente evita responder,ele está a ser contraditório ao invés de enfrentar e discutir abertamente doa o que doer...é incabível.
O jornalista esteve em vias de separação,daí o discurso de pai ideal.Se ele fosse uma boa figura paternal não iria ter tempo para se envolver em tantos projectos simultaneamente,assim deu a impressão de não saber gerir compromissos...a passividade foi o erro da maioria dos pais,por aí ficaram a perder e se atrasaram a ser igual a uma mãe.
O artigo também é uma forma de publicitar o livro que lançou cujo conteúdo nem sequer é pessoal e sim um resultado de uma "compilação de material publicado na imprensa e nos perfis públicos no FB e instagram".
Por outro lado,por qual razão foi permitido ser vendido em Portugal?Não costuma ser comum um autor brasileiro vir cá promover um livro,além disso neste país há homens de sobra para contarem histórias.Sinceramente a lógica das editoras é esta:o que vem de fora é interessante do que se for um português a ter sucesso.
Ao ler a entrevista,nota-se a falta de experiência de vida porque foi a mulher que lhe ensinou tudo;ele é um burro quanto mais ser uma referência?Típico modelo seco e vitimista.Quando as filhas forem adultas,possivelmente ele vai mudar de ideias.
O Marcos Piangers não tem perfil de ser "cool" e ideal nem é porta-voz dos pais!
A imprensa devia dar hipótese de um homem comum com filhos se exprimir e não aqueles de estatuto...os discursos seriam incomparáveis.
Esse tipo de homem geralmente é cobiçado para ser pai porque as mulheres por norma sonham com alguém moderno,presente e de boas bases profissionais para constituir família,é a lei da atracção mas não significa que o outro não preste e seja medíocre:trata-se de ter uma estrutura sólida.
Posto esta explicação,os seguidores do apresentador dever ter pedido para abrir um baby-blogue,é estranho este manhoso não possuir.
Terminando,o pai ideal não faz papel superficial nem expõe crianças nas redes sociais.

quarta-feira, 1 de março de 2017

O cinismo por trás da cimeira das mulheres

Saudações tenebrosas!
O tópico desta crónica é sobre o "Women summit".
Recentemente,ressaltou um artigo interessante acerca de um evento a realizar no Porto:a cimeira oculta um lado negro ao público.
A iniciativa é a nível nacional no âmbito da igualdade de género porém de moral bastante questionável.
Desenvolvendo a notícia,o evento é uma autêntica hipocrisia camuflada de poder feminino!!!
Pelos vistos,a página andou a apagar as críticas que surgiram quando umas comentadoras confrontaram o propósito,desmascarando e acusando de discriminar as mulheres que não têm possibilidades de lá irem.Através das capturas,pode-se constatar a arrogância de quem se diz "mulher".
Analisando com atenção,há uma série de incoerências detectadas a começar pelo preço exorbitante dos bilhetes em vez de serem gratuitos ou de disponibilizarem alternativas de participação a quem não tem acesso;segundo,exalta personalidades desprovidas de conteúdo e de valor e último privilegia mulheres brancas e ricas.
Que história uma alarvidade desta pode fazer neste país?Nem se pode considerar marketing porque há ódio dirigido ao outro grupo desfavorecido,o "Women summit" é de uma controvérsia imperdoável!!!
O conceito deles é escandaloso e selectivo,as pessoas deviam se unir e repudiarem o evento porque é o exemplo prático da injustiça e de desrespeito à própria espécie feminina.
A finalidade é meramente insuflar os egos das oradoras uma vez que só vão para reproduzirem discursos precisamente por não saberem do assunto.
Essa cimeira manifestou uma profunda falta de bases e de ética:como se pode propor a debater algo se as organizadoras não estão a passar por uma determinada situação?É preciso ter conhecimento real sobre uma causa e depois acaba por não dar voz a quem desempenha um papel activo,gozando com as pessoas.
O evento é um grande faz-de-conta e devia ser proibido por estar a perpetuar um estereótipo...além de ser uma pobreza de espírito,não representa nada,há cinismo por trás do "Women summit".
O motivo de ser tão caro certamente é para pagar essa micro empresa privada como foi referido,eles querem usufruir do poder financeiro dando respostas formatadas e convencendo de que vai ser útil quando no fundo o nome foi usurpado!!!
A ideia transmitida é errada,distorcida e preconceituosa onde entretanto também várias páginas relacionadas se revoltaram contra este evento.
Apesar de terem apagado os comentários,a organização já ganhou visibilidade pela crónica exposta no "P3" gerando uma reputação negativa.
É lamentável um conjunto de mulheres compactuar com qualquer tipo de segregação...elas estão longe de serem cultas.
Que coisas relevantes alguém reconhecida vai ter para contar?O que é que uma figura mediática sabe sobre desigualdade e falta de oportunidades para as mulheres pobres?Quais são as sugestões delas para combater as diversas dificuldades que se enfrenta diariamente?Só as activistas conseguem se destacar em todos esses problemas.
A organização devia ter pensado na repercussão antes de ter emitido aquele ataque,deve ter visto a crítica como uma ameaça e em seguida apagaram como se nada tivesse acontecido com eles,quer dizer,isto é demais.
As mulheres do painel vão falar algo da área delas porque uma pessoa de uma posição favorecida não compreende o que é ter desafios na vida,logo tira o direito das mulheres comuns se exprimirem.
Quanto aos bilhetes mais baratos,a hipótese é de terem inventado uma mentira para divulgarem o evento,fizeram em modo sorteio continuando a ser caro.
Atrás do ecrã é fácil a iniciativa promover uma atitude medíocre perante uma opinião discordante e inofensiva por estarem no anonimato...as pessoas já notaram que elas não gostam de oposições aquilo é uma cambada de fúteis e burras a denegrirem algo muito sério,que tivessem arranjado outro projecto especialmente elitista porque não lhes afecta.
Na outra,a cimeira ainda ousou encobrir com mais desculpas provando desta forma o cinismo envolvido na iniciativa.
Dois detalhes:porque será que decidiram realizar no Palácio da Bolsa e não num espaço mais grande?E segundo,o cabeça é um homem chamado José Marques da Silva,director da "One World" significando então que as mulheres portuguesas não têm capacidade de serem líderes para coordenarem grandes eventos,tudo um grande embuste para inglês ver,elas foram influenciadas por esse elemento.
Custa acreditar que a ideia tenha sido autorizada,isso definitivamente é surreal...só mesmo cá se confunde alhos com bugalhos.
A cimeira das mulheres deixa claro o estigma sofrido por aquelas que são o futuro e gostavam de melhorar as condições mas não têm o dito lugar garantido.
O evento não visa a dinamizar mudanças,elas aproveitaram para terem vantagem!
A página simplesmente não publicou informação e quer ter seguidores com tamanha arrogância?Pena esse artigo não ter circulado em mais fontes da imprensa para todos verem.
Terminando,há cinismo por trás da cimeira das mulheres.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Memes anónimos

Se há imagens que se tornam instantaneamente virais,esta devia ser uma delas.
A foto em questão,foi retirada do perfil de um dos autores quando os dois foram ao Vaticano supostamente para verem o papa mas tiveram o azar de serem captados pelas câmeras num momento em que estavam distraídos e alguém que estava de olho,aproveitou e fotografou a televisão para gozar com a cara quando eles foram filmados.
Observando bem,tem tudo para ser hilariante,a começar pela legenda:portugueses na praça de São Pedro emocionados" e exibiram dois otários em vez de pessoas religiosas e cheias de fé,ou seja,a legenda não corresponde com a imagem,a Tvi trocou alguma coisa;segundo,o de óculos não é católico!Ele foi lá só para aparecer uma vez que já estavam a viajar pela Europa não deixaram de visitar Roma.Ele foi apanhado com uma cara de quem nunca viu um santo no altar;terceiro,o magro tem naturalmente cara de pateta não era preciso fazer um esforço para ficar sério e fingir que foi rezar e por último,o homem ao fundo parece um emplastro.
Aquele espaço não é para os tolos se divertirem e sim para haver silêncio,oração e acima de tudo respeito a Deus!Os dois amigos reagiram como se fossem meninos rebeldes com ar de quem estão lá a troçar de alguém que viram por aí e isso por outro lado é triste,sobretudo vindo de jovens independentes que deviam saber como se comportar perante um ambiente solene.
Ambos são personal trainers (um a trabalhar actualmente como segurança) e o de óculos sempre foi um grande convencido e rei das tretas desde dos tempos da escola xD xD.
A foto é uma autêntica pérola digna de ser partilhada na internet porque poucos têm o dom de se aparvalharem onde não devem...o pateta comprido tem mesmo cara de meme,só falta ser descoberto:se fosse noutro país,essa foto já estaria a circular em páginas humorísticas!!!
O menino de emocionado não tem absolutamente nada,até dá a ideia de ser uma fotomontagem muito bem feita,é muito difícil sair uma foto tão bem conseguida.
Da parte da Tvi foi mesmo hilariante porque certamente filmaram quem estava presente na primeira fila em vez de quem veio em grupos organizados,por dar jeito e estar na frente 😂.
O de óculos não perde uma oportunidade para se exibir,desta vez foi demais!
A imagem encaixa de modo ser um meme famoso donde os autores seriam as estrelas de parvalhões.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O comprimido da educação

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O tópico desta crónica é sobre a banalização da hiperactividade.
Recentemente,surgiu um artigo que chamou a atenção:a ritalina está a ser um medicamento bastante consumido.
Ora antes de desenvolver,são os próprios psiquiatras os principais culpados deste fenómeno.
Um hiperactivo é alguém sempre agitado,com dificuldades em "gastar a bateria" e que só está bem a meter constantemente com os outros,absolutamente diferente de ser maleducado.
Passa-se que actualmente não cabe aos professores aconselharem os pais das crianças a darem comprimidos à toa,eles não têm formação nenhuma no âmbito da psiquiatria para virem dizer que todas são hiperactivas quando os casos são excepcionais!!!Mesmo que a ritalina não tenha consequências,não é mascarando que se resolve um problema,a concentração tem de ser natural.
Os pais têm de as disciplinar e de as preparar para lidarem com horários extensos...elas podem usar esse argumento como desculpa para perturbarem as aulas e eles vão acreditar e medicarem desnecessariamente quando não apresentam sintomas de tal comportamento;eles não devem dar ouvidos a qualquer disparate e ensiná-las a ter resiliência.Por muito que custe não podem desistir!
Os professores jamais devem impingir a ritalina às crianças normais que simplesmente têm necessidade de brincarem e terem mais tempo livre:o psicofármaco serve para regular um défice de atenção e não para criar uma geração de crianças-rôbots em função dos estudos e notas altas.
Isto é uma forma arranjada para elas estarem caladas,justamente pelo motivo da maioria dos pais demitirem do seu papel e de lhes educarem.
O psicólogo deve diagnosticar se realmente a criança sofre de hiperactividade, se não estão a transformar num mero negócio,porque um profissional de saúde para além de ser cauteloso na análise,convém ter bom-senso...o pedopsiquiatra antes de receitar tem de saber primeiro se o dito transtorno é de ordem neuronal,caso contrário,estão a inventar doenças onde não existem como aconteceu com a depressão e no fim quem sai a lucrar é a indústria farmacêutica.
Depois vai haver uma altura no caminho em que podem ficar viciadas,se o uso não for controlado:a inteligência não provém de um comprimido,isso é mentira fabricada para venderem e alimentarem um falso princípio!
Também já foi com a memória e não resulta nada.As pessoas procuram um método eficiente por preguiça de estimularem o cérebro,por dar trabalho e eles apenas aproveitam dessa fragilidade para enganarem quando depende muito das capacidades cognitivas de cada um,não é um psicofármaco que vai aumentar o desempenho intelectual da criança.
Do outro lado,os pais devem evitar que elas consumam alimentos açucarados porque disparam os níveis de adrenalina.É importante consciencializar dos efeitos na infância,há muitos que andam mal informados achando ser algo insignificante na idade do crescimento,portanto há determinados hábitos a serem revistos,reflectidos e alterados de modo a trazer benefícios na saúde mental.
É preocupante chegar ao ponto de banalizar a hiperactividade...os pais têm de aprender a identificar os sinais e não serem influenciados pelos discursos dos professores,que certamente são ignorantes em relação a este assunto e estão a cometer um erro crasso ao generalizar.
A notícia é a "gota de água" para as crianças começarem a ter regras vindas de casa,ao invés de ser através de medicação.
Terminando a mensagem,um comprimido não fornece educação isso revela um desespero enorme em formatar o amadurecimento psíquico da infância.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

20 segredos que os alunos não sabem

Tal como o título indica,esta é uma resposta à mensagem debaixo,dos segredos que os alunos não sabem acerca dos professores e que só se descobre um dia mais tarde com o tempo.
Seguem-se enumerados:
1 - no geral os professores não gostam da cara de alguns alunos,nutrem uma pequena antipatia,assim como há alunos que não vão com a cara de um ou outro professor só de olhar;

2 - eles nunca vão admitir que estão desactualizados para manterem a superioridade hierárquica;

3 - os professores falam de alguns alunos aos outros professores da turma quando convém nos intervalos;

4 - há aqueles que não se interessam por alunos com notas negativas,prevendo ou planeando para os chumbar por falta de paciência como se tratasse de um jogo;

5 - quando eles dizem que não tiveram tempo de corrigir os testes,na verdade significa que têm preguiça e não lhes apetece fazer o seu trabalho porque querem disfrutar o tempo livre a passear e a arejarem a cabeça;

6 - todos têm memória curta;

7 - eles protegem-se entre eles para não ficarem mal-vistos,sendo que raramente assumem as culpas quando há confusão (corporativismo,também existente em várias empresas);

8 - em casos particulares,os professores descontam na avaliação do bom aluno,cortando nos pontos por motivos de vingança;

9 - os estagiários vão ter frequentemente positiva e serem favorecidos em todas as componentes da matriz,independentemente de serem péssimos professores em termos de ética e conduta (por exemplo:gerir conflitos ou estarem errados,para não refilarem).Os coordenadores vão passá-los só para eles despacharem a fase e terem média final na faculdade,por isso depois não aprendem nada durante o ensino por falta de experiência e por pensarem que tudo é como foi imposto nas normas;

10 - eles ficam nervosos quando têm de chamar o encarregado à escola;

11 - eles se assustam quando são chamados ao conselho executivo,por não ser muito comum;

12 - há professores (sobretudo estagiários) que treinam argumentos para falar e impressionar;

13 - há professores que também não se dão bem com o feitio de outros professores;

14 - quando se atrasam para a aula,é porque andam na galhofa na sala de professores;

15 - há sempre um (ou um pouco mais) sem perfil nenhum para ser director de turma;

16 - eles desvalorizam o que acontece fora das salas de aula;

17 - ...que um professor com uma imagem física atraente se apercebe quando os alunos estão a cismar mas não dão confiança (ou são defensivos) para eles não abusarem;

18 - no fim dos períodos,os professores confirmam no conselho de turma que nota realmente cada aluno merece e não sozinhos,a cada uma das disciplinas através de uma espécie de votação entre eles como se fossem júris;

19 - os professores por hábito complicam um trabalho fácil;

20 - no fundo todos falham silenciosamente em alguma parte da carreira.

Estas curiosidades valem ouro e devem ser anotadas,com o objectivo de guiar melhor o estudante.
As pistas publicadas servem para detectar o comportamento dos professores em relação aos alunos em diversas circunstâncias,sendo praticamente impossível ganhar razão contra eles.
Basta só prestar atenção porque estes segredos revelados são uma constatação.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

20 segredos que os professores não sabem

Saudações!
Esta mensagem é sobre os segredos que os professores não sabem e que precisam ser publicados de modo a alcançar o maior número de consciências possível.
Eis então enumerados:
1 - uma turma depende do professor:se um professor despeja a frustração nos alunos,as notas estão longe de serem positivas;

2 - a escola é um lugar de sintonia,convívio e principalmente democrático e não de tortura psicológica,tristeza e de "rebanhos";

3 - os alunos nunca vão admitir (a um professor) que têm um professor preferido;

4 - há alunos que odeiam a falsidade das despedidas do fim de ano:a escola não é uma telenovela onde no fim os actores fazem as pazes e acaba bem.Ali ninguém desempenha um papel!;

5 - os alunos estão saturados de ouvir queixas corriqueiras e sermões baratos e desnecessários (isso potencia um ciclo vicioso);

6 - fazer comparações não ajuda;

7 - a desmotivação é proveniente da forma de um professor dar a aula e não da falta de capacidade do aluno;

8 - os alunos também merecem ser respeitados;

9 - não sabem que eles têm medo de bater à porta da sala de professores;

10 - os alunos odeiam quando marcam e desmarcam os testes.Antes disso mais vale chegar a um acordo com outros professores ou de lhes perguntar pela data certa;

11 - saber acompanhar/adaptar ao ritmo de aprendizagem da turma;

12 - os trabalhos de grupo não deviam constar na avaliação:estimula a desestabilização na turma,o mais inteligente fica com nota alta (injustiça),há os que ficam com quem não se relaciona bem/identifica,há os que aproveitam para conversar e entreter com os membros que escolheram e no geral saem mal feitos!!!Não se aprende nadinha com os trabalhos de grupo,individualmente funciona melhor que todos juntos;

13 - não se cala alguém ameaçando mandar para a rua!Já se sabe que é mentira (e quando manda,é muito inesperado:não pode ser feito ao contrário) ;

14 - em e.f. há quem minta para não fazer uma aula que não gosta;

15 - o segredo é focar em qualidades e não em caçar pontos negativos dos alunos na pauta pessoal do professor;

16 - os alunos estão atentos aos pormenores (e gozam no sentido de corrigir);

17 - nas picardias,há alunos que metem as culpas em cima do outro nas alturas em que o professor pergunta o que aconteceu quando se distrai ou vira as costas por uns minutos;

18 - o riso aparece em momentos inoportunos;

19 - os alunos percebem quando os professores estão num mau dia e canalizam tudo na matéria;

20 - eles (alunos) sentem quando se evita dizer a verdade ou revelar algo sobre um determinado assunto.

Estes foram os segredos que os professores não sabem acerca dos alunos e que valem ouro!Eles não pensam assim justamente por terem uma visão limitada e as dicas são importantes para quem segue a carreira.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

O peso das mochilas

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Recentemente circulou uma notícia sobre o peso das mochilas.
Esta problemática tem vinda a ser levemente discutida um pouco antes do início do milénio mas só agora tomou força e visibilidade.
Os pais fizeram uma petição a pedir uma legislação para diminuir o peso das mochilas,só que entretanto substituindo pelo livro digital!
Ora a ideia não é a solução para combater a carga de peso e sim facilitação,eles não reflectiram no rol de desvantagens que o aparelho acarreta.
Eles deviam lutar contra o negócio das editoras escolares porque há manuais com livros de exercícios,anexos e até volumes que quase nunca são utilizados.Os professores só têm de mandar trazer quando marcam tpc's e for preciso e não obrigando os alunos a transportarem escusadamente nas malas!Por outro lado na compra sai caro nos bolsos,o dinheiro é gasto à toa.
Isso só devia ser vendido aos professores para decidirem o que vão passar.
O ideal seria distribuir fotocópias nestas ocasiões:uma folha não pesa ao contrário de um livro onde frequentemente há sempre alguém que se farta de andar carregado e diz que não trouxe,precisamente quando o professor quer.
Os manuais também devem ser controlados por uma equipa especializada de cada disciplina a definir o conteúdo a ser publicado porque os professores geralmente não ensinam todas as matérias que lá aparecem durante o ano lectivo,metade acaba em branco...é uma forma de não desperdiçar papel e agredir a natureza!
As disciplinas como e.f e e.v.t não precisam de edições aos alunos,aquilo fica guardado novinho em folha então para quê editar?
O livro em formato digital é diferente e além disso as salas de aula têm de estar equipadas (haver infraestruturas),portanto deve-se priorizar a saúde dos adolescentes para no futuro as costas (e a vista) não serem prejudicadas.
Concorda-se que a legislação tem de entrar em vigor e apertar com a associação de livreiros,se não vai-se continuar na mesma daqui a umas décadas.
Os cacifos não são seguros!!!Depois vêm aqueles com histórias de desaparecer coisas ou de ter perdido a chave e ter de ser arrombado.O espaço jamais deve ser partilhado,se for,a culpa é de quem permitiu guardar o material dos outros que vão se esquecer disso aí dentro.
Partilhado ou não,um cacifo não é fiável pelas razões óbvias e logicamente por estar exposto em vez das escolas disponibilizarem em salas.
Salienta-se ainda o facto de haver aqueles alunos mais atrasadinhos a optarem por usar cadernos em vez de dossiês,o que torna tudo mais complicado!
Conclusão:a decisão tomada foi um grande erro.

O despontar de uma nova era de professores

O tópico de abordagem é sobre uma notícia da área da educação.
Há uns dias,destacou-se um artigo interessante:trata-se de uma entrevista feita a um professor espanhol acerca da perspectiva de ensino.
Após a leitura,conclui-se que o César Bona não focou em questões importantes.
Para haver uma mudança de paradigma,ele esqueceu-se de falar sobre os pais que nunca vão às reuniões nas escolas,dão desculpas esfarrapadas da falta de tempo quando no fundo sentem vergonha de lá meterem os pés ou acham que não precisam de ir porque os filhos são grandes e responsáveis deixando lá depositados:esses para além de não colaborarem,são totalmente alheios à realidade dos filhos,pois não se importam com o seu percurso e há outros que dizem que vão e depois não aparecem!
Através dos pais se vêem como são os alunos e geralmente quem vem são sempre os mesmos.
O autor não teve em conta de que pais,professores e alunos estão interligados e que é dever deles proporcionar um ambiente acolhedor nas salas de aula.É incrível como este dito revolucionário não se lembrou que os psicólogos também contribuem para o crescimento dos jovens...eles convinham estar actualizados para orientarem melhor porque desempenham um papel de peso!
Ele deve estar mais preocupado em publicitar o livro que lançou.
O César Bona devia alertar que uma reunião não serve para fazer queixinhas inúteis:apesar de não ter incidido nesta parte,o tema tem de ser aberto.
Uma das hipóteses é mandar correspondência para a casa do aluno com o motivo de forma a obrigar o e.e. a ir e a segunda é telefonar para o telemóvel.Dar o contacto por email é informal,o professor não vai estar todos os dias disponíveis e tem de saber quem é a pessoa.
O dever do director de turma na reunião de pais,é incentivar a dialogar em casa e detectar as causas das más notas/comportamento em cada disciplina.Jamais deve falar algo sem conhecimento ou julgar alguma atitude sem primeiro entender o motivo,tendo o cuidado para não provocar ruptura com ninguém ao comunicar!!!As escolas não devem passar a imagem de cultivar o individualismo,às vezes é preciso discutir o problema.
A entrevista não é esclarecedora mas ele devia fazer congressos destinado ao público que lida com alunos,pois o desafio é global.
Ao fazer o filme mudo ele já se distanciou das salas de aula e nem sequer é referido o nome,dando a impressão de não ser muito competente a leccionar.
Pelos vistos o autor aprendeu por experiência pessoal,o que é muito raro entre os professores justamente por não haver receptividade em modernizar o ensino...o próprio a mudar é diferente.Era suposto haver um coach ou conselheiro para guiar os demais porque têm uma visão mais âmpla,estão de fora e sobretudo faz falta nesta época,eles são os mediadores!!!
Alguém como o César Bona não pode ter medo de pedir opiniões a terceiros que já passaram pelas salas de aula e têm vontade de ajudar a adoptar outro estilo e gostariam de ver um novo sistema nas salas de aula:descobrir a técnica sozinho não é o ideal e o autor não pode obrigar os outros a seguirem,isso é um erro crasso.O objectivo era recolher o máximo de informação e expôr no livro,porque vai marcar uma nova era de professores!!!
O autor fez mal em deixar escapar esta parte.Um professor tem de aconselhar os pais a serem activos e participativos na vida dos filhos nas reuniões,não custa nada a quem é revolucionário (ou não)!
O artigo não chega a convencer o suficiente.Se ele afirma que o desafio anda por aí à espreita por outras palavras claro,não pode limitar só em tirar boas notas às disciplinas:tudo está envolvido nesta corrida!
O César Bona não salientou que ser um velho do Restelo e haver distância entre os dois lados pertence ao século passado.É preciso adaptar à turma.
Um detalhe:uma aula expositiva onde o professor debita matéria,é semelhante a uma conferência.
Concluindo,o despontar de uma nova era de professores está à vista.

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Educação física diariamente

Este tópico é sobre a ideia de ter educação física diariamente nas escolas.
Recentemente surgiu uma notícia que suscitou um debate:diz aqui que os alunos deveriam ter educação física nas escolas todos os dias.
Ora antes de começar,logicamente isto gera discórdia em muitos aspectos.
Se os alunos estão o dia inteiro parados,porque raio só os do ensino básico têm de fazer exercício?O coordenador do programa nacional para a promoção da actividade física não deve estar dentro do assunto pois não é desta maneira que vai conseguir.
Eis os motivos enumerados:primeiro,os horários já estão preenchidos;segundo,em vez disso a prioridade é mudar a refeição da maioria das cantinas e retirar os doces e os bolos secos e oferecer uma alimentação nutritiva e de qualidade;terceiro,ele não contou com aqueles que praticam desporto fora da escola e último,a culpa não é dos adolescente serem sedentários é de como tudo foi regulado!
Não tarda nada estão a transformar as escolas em semi-internatos de tanto tempo passarem fechados em salas de aula.
A solução era acabar com as disciplinas que não têm nenhum propósito nem acrescentam nada e não aumentar a carga horária de e.f.O artigo só mostra que o Pedro Teixeira não ponderou bem a ideia.
O coordenador foi comparar o incomparável:o sistema de ensino dos países do norte da Europa é desenvolvido,independente e eficiente.Por cá uma hora não serve de nada,pois há os atrasos,a teoria e o aquecimento envolvidos,sobrando pouco tempo para pôr em prática;a assiduidade nunca foi o forte da maioria.
Portanto ele está muito enganado,a não ser que seja uma forma de manter os docentes da área ocupados.
O mal é dos professores que não sabem promover a disciplina,não é só ensinar modalidades chatas do costume e isso que foi referido é inútil.
Se o intuito do programa da DGS é pôr as crianças e jovens activos,então a e.f. tem de ser valorizada por outros professores:o núcleo de docentes podia dinamizar por exemplo a semana da escola com torneios micro-turmas,jogos e danças para toda a comunidade escolar conviver ou pelo menos pôr a mexer para ninguém pensar que a disciplina é rígida.
Eles têm o dever de actuar em conjunto com ciências e incentivar os alunos para uma vida equilibrada e não é um terceiro totalmente alheio que vai ditar o que é melhor para combater a epidemia que afecta os adolescentes...a educação física devia ser destinada do 5º ao 12ºano e não desde da primária!!!
A obesidade também está relacionada com aquilo que se vende nas escolas.
Os professores têm de tomar consciência e dar aulas livres a fim de cada um desenvolver as aptidões num determinado exercício naqueles dias mais leves,diversificar o plano introduzindo actividades menos conhecidas do manual,ensinar coisas novas de modo a criar elos e simplesmente deixar libertar a energia e a tensão acumulada seja em que ano for.
Os profissionais da área têm de entender que não podem dar constantemente na cabeça dos alunos e a mandarem calar:por mais que tentem controlar,é impossível as aulas de educação física serem sempre atinadas,essa técnica está ultrapassada!Eles têm de sair do buraco onde se escondem,encontrarem com as turmas nos intervalos e conversarem normalmente.Bolas,carambas será que custa muito?Era meio-caminho andado no "quebra-gelo".
A disciplina tem de fazer divertir os alunos,ser vivaça e justa,se não as notas de quem não se identifica saem baixas...a avaliação devia englobar tudo isso,incluindo o espírito de equipa:essa é a verdadeira essência de educação física.
Esse coordenador não tinha de decidir sozinho se os alunos devem fazer física diariamente durante uma hora,isto não se conclui às "três pancadas",é demais!!!
Duas ou três vezes por semana é o suficiente,o resto provém do autoritarismo "policial" dos docentes desta área:só eles têm o poder de promover o desporto escolar e não é o aumento da carga que vai trazer benefícios aos adolescentes!Que não "abram os olhos" e vão ver onde vão parar com esse modelo batido das aulas.
O papel deles é serem interventivos,é urgente aflorar essa parte porque entramos noutra era!
Os tempos lectivos de educação física são o suficiente para proporcionar infinitas actividades.

Leituras (in)apropriadas

O tema desta mensagem vai ser sobre um livro que causou alvoroço numa escola.
Há alguns dias,deparou-se com esta notícia:um livro chamado,"O nosso reino" deixou de ser para alunos,tudo devido aos protestos dos pais por causa de passagens impróprias.
Ora chegar ao ponto de protestar por uma coisa tão pequena,já é um exagero.Os professores de português deviam estar atentos antes de recomendarem uma determinada obra,eles é que são os culpados por terem aprovado:lá por constar nas propostas de leitura,não significa que seja obrigatório!
Pela expressão referida no artigo,aquilo não tem nada de educativo mesmo que o livro seja bom,deita tudo a perder!
Como é possível afirmar que a obra é de qualidade com tamanha brejeirice?É tão deplorável exaltar escritores medíocres...se a expressão foi descontextualizada,continua a ser uma obscenidade,não é com este nível que se promove um autor isso é uma desculpa esfarrapada,ou seja,é uma maneira de "atirar areia para os olhos".
Prestando atenção,certamente que a equipa se encobriu porque o artigo não diz como é que esse livro foi parar ao PNL,só diz que foi avaliado por um membro e a justificação do autor foi mais escusada ainda.
Livros de teor erótico não pode ser imposto nas salas de aula camuflado de leitura escolar,neste caso é falta de ética.
Passagens reles são constrangedoras para um adolescente falar em público,também é bizarro para um professor ensinar e fazer a interpretação do texto.
Qual carácter subjectivo,a fonte devia ter em conta de se tratar ser anti-pedagógico para ser apresentado no contrato de leitura (ou não).
Com tantos romancistas portugueses (e brasileiros) a divulgarem o seu trabalho na rede social,porque eles não incluem esses que são contemporâneos e eliminam os escritores mais antigos?Era uma ideia de dar a conhecer os autores da nova vaga,se não estes vão passar despercebidos e a carreira deles não vai ser reconhecida e talvez nem durar muito...estes sim são adequados aos alunos,são dirigidos principalmente à faixa etária jovem e a leitura é menos entediante;há que renovar.
Um livro perverso e medíocre deve ser mantido longe das salas de aula,isso revela muito do subconsciente do Valter Hugo Mãe do que da história.
O mais alarmante é o facto de haver pessoas que toleram um escritor masculino a escrever asneiras do que com uma escritora feminina que sempre é enxovalhada em praça pública:por isso o machismo perdura em todos os recantos!
Olha se agora "As cinquenta sombras de Grey" e "As cinquenta sombras mais negras" fossem autorizadas pelos professores,só por ser um best-seller?Depois dizem que foi um lapso!
As listas de obras para alunos devem ser revistas com rigor pelo programa do ministério da educação,classificando a idade de acordo com o grau moral da história...era uma forma viável de ajudar os professores de português quando os alunos fossem escolher um livro.
Os critérios não devem ser claros em relação à introdução nas sugestões:os membros avaliam mal e não devem ter capacidade de discernimento.O painel de especialistas não sabe decidir leituras apropriadas,sinceramente isso não acrescenta nada.Para escrever aquilo,um escritor tem de ter coragem porque vai ser lido por pessoas de qualquer idade.
O mais estranho são as editoras permitirem lançar um livro estilo "O nosso reino" nem é preciso ler,deve ser muito sinistro e obscuro!!!
Tudo tem limites.Alguém que defende o autor a dizer que as passagens não são nenhum problema e em seguida acusar um jovem de ser maleducado,é estar a ser hipócrita.Um leitor tem de ter bom-senso,pois a literatura faz parte da cultura e tem poder numa sociedade tal como se sucede com as músicas,modas e entretenimento.
Portanto a pessoa devia reflectir bem antes de exaltar por exemplo,um autor:não é sinónimo de ser um escritor importante.
Há outra coisa que não se compreende:porque raio eles querem que os alunos leiam um livro (orientado) em português?Eles gostam mesmo de sobrecarregar mas não é à pressão que se aprende a decifrar no geral uma obra literária,para o ME nunca é o suficiente.
As leituras servem para fazer número nas estatísticas dos que têm dificuldades na interpretação de textos,na gramática e na componente escrita e não é assim que vão conseguir mudar e incutir o hábito de ler!
Voltando ao tema,a equipa devia ser responsável pelas sugestões e renovarem os títulos se não fazerem sentido,consoante as décadas.
Terminando,uma leitura tem de ser apropriada para um menor,não descartando a maturidade.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Dúvidas em linha

Saudações das sombras!
O tópico desta crónica é sobre a psicóloga clínica Vânia Beliz.
Há uns tempos ressaltou um artigo curioso:os jovens já podem tirar dúvidas com a sexóloga pelo "Whatsapp".
Desenvolvendo a novidade,isto só pode ser uma piada.
Em primeiro lugar,o projecto de esclarecimento não tem nada de sigiloso como a própria refere porque o número de telemóvel fica identificado;segundo,abre portas para as brincadeiras de mau gosto e último,ela não é uma amiga para ser adicionada na aplicação e aqui é que faz confusão.
Após a leitura do artigo,conclui-se que o método além de ser contraditório,é anti-ético e não deixa a pessoa à vontade.É um terreno fértil para os inibidos e reprimidos se esconderem atrás do aparelho.
Se é para toda a família (e outras pessoas),não é assim que ela vai conseguir alcançar,ainda por mais estando associado a um preservativo torna-se num grande entrave a quem procura simplicidade e anonimato nas respostas,obviamente claro dirigido aos que possuem um grau de compreensão tecnológico.
Mais vale ser apologista da pessoa ou jovem se dar ao trabalho de cultivar do que esclarecer dúvidas através de mensagens.
Esta forma de aconselhamento é uma autêntica desvantagem:perde-se o contacto cara-a-cara,tempo a digitar e a trocar,não dá para alongar muito e depois há centenas de pessoas em linha à espera de serem atendidas.
Os jovens só vão recorrer a esse serviço por estar à mão,visto a aplicação ser popular,especialmente nesta camada.
Ao mandar a mensagem,talvez ela peça para dizer se é menino,menina,homem ou mulher,idade e nome outra desvantagem captada do projecto.
Por "Whatsapp" não se pode adivinhar o tom em que foi escrito por ser demasiado informal:nesse tipo de comunicação estabelecida,há artificialidade,ou seja,a sexóloga no fundo está a banalizar a sessão de dúvidas,um assunto relevante,delicado e que atravessa também outras faixas etárias.
A Vânia Beliz não passa nenhuma credibilidade igual à Marta Crawford:enquanto uma aborda o tema de forma convencional e fora da realidade,esta implanta ideais feministas quando na verdade não diz respeito ao trabalho,é um modelo de criação pessoal e os pais não deviam permitir (ou pelo menos estarem atentos para os jovens não absorverem imbecilidades)!
O feminismo é anti-democrático e aproveita-se da desestrutura moral e do vazio para influenciar:a corrente é segregadora e a página dela (e o perfil) deixa muito a desejar...basta ir lá comprovar.
A profissional devia ter pensado numa ideia para se aproximar ao vivo dos adolescentes sem lhes causar embaraços,intervindo por exemplo,em escolas,distribuindo inquéritos,fazendo estudos,impingindo programas curriculares em ciências e marcando palestras em auditórios para dar formação ao público-alvo pretendido com o objectivo de alargar horizontes,dinamizar,promover o diálogo para uma intimidade satisfatória e simultaneamente divulgando o seu trabalho.Tem de suscitar um debate porque o tema mexe com todos!
O aconselhamento por mensagem de "Whatsapp" retira totalmente o papel de psicóloga clínica...isto chama-se ignorância porque no espaço digital instântaneo,não sobra tempo de analisar o conteúdo:descobrir o contexto social da pessoa,a experiência vivida,o ambiente familiar e em linha é impossível relacionar a dúvida ao parente do adolescente e tentar chegar a um acordo.
Os dados são vagos e há falta de sentimentalidade.Como é que ela vai confirmar a veracidade através de um princípio muito conformista?O conselho é individual mas devia ter em conta os valores do adolescente a fim de não provocar atritos,ela é meramente uma intermediária e devia fazer jus ao nome e não substituir nem doutrinar!As gerações seguintes vão-se ressentir com esta abertura.
Se prevalecem as mesmas dúvidas,significa que alguém ensina ou explica mal devido ao pudor não assumido e esta técnica utilizada não vai ajudar a pessoa,só serve para mostrar que é moderna.
Por "Whatsapp" pode-se inventar uma história e testar alguma reacção...praticamente vai-se perder tempo a pensar e a escrever e este projecto não é fácil como foi afirmado no artigo,pois requer uma agilidade supersónica para responder a muita gente!!!
Com tanto para falar dentro desta área,foi logo expôr um número de telemóvel e ser invasiva?As coisas só vão evoluir a partir do momento em que os sexólogos romperem com os clichés...é preciso adquirir conhecimento,renovar e elaborar sondagens para orientar o adolescente.
Apesar de ser uma profissional em linha,há que evitar aconselhar como se tratasse de uma criança,tudo depende da linguagem e ninguém é parvinho.
Um detalhe:se um preservativo é para maiores de 18,porque é que ela vai mostrar essa gama toda aos menores?Com a desculpa de iniciarem a vida sexual cedo?Quebrar esta regra é grave.
Este projecto sigiloso por mensagem de "Whatsapp" não convence,está mais para suprimir a carência da pessoa sem ser julgada e a Vânia Beliz como psicóloga clínica não devia esquecer de abordar esta parte,é dever deles consciencializar da naturalidade do tema!!!
Ela como educadora devia ser uma referência,aplicando a terapia presencialmente à medida do relato.Isso aí é a velha questão do conforto momentâneo,ela devia "mergulhar" na profissão que certamente iria aprender muito.
Uma sexóloga que lida com jovens devia manter-se primeiro actualizada antes de ajudar alguém.
Exibir o estatuto pertence ao passado,é suposto ter vocação em vez de aparecerem psicólogos clínicos a causarem polémica e a lançarem livros.
E já agora:se associaram o número de telemóvel à marca "Control",não será que anda por aí marketing encapotado?
Resumindo,esclarecer dúvidas sigilosas em linha não é a solução no combate ao preconceito.

Yoga com cerveja

Resultado de imagem para yoga com cerveja
E quando se achava que já se viu de tudo e não podia piorar mais,zás,aparece de repente esta modalidade bizarra.
A ideia é tão abominável que não tem pontas por onde pegar!
O yoga é uma prática hindu milenar por si bastante patética combinado com a prática ocidental de beber cerveja,resulta numa modalidade controversa e estúpida.
Como é possível afirmar que beber cerveja é uma terapia para o corpo,mente e espírito quando consumir bebidas alcóolicas faz mal ao organismo?O que é que levou estas duas cabeças-de-vento a incluir numa aula fitness?
O yoga,semelhante ao aquecimento,serve para relaxar e a cerveja deixa a pessoa alterada,desinibida e embriagada.Logo o desequilíbrio é total!Ainda por cima se for ingerida de barriga vazia.
Do outro lado é um contra-senso porque a cerveja é anti-fitness...os europeus são muito estranhos,é desta forma que degradam um costume original em vez de darem ao trabalho árduo de inventarem algum exercício criativo,único e divertido.Para além de ser embaraçoso,eles não vão ter capacidade nenhuma de concentração.
Anda-se aí a alertar para as pessoas não se envolverem no alcoolismo,que traz cirrose,doenças,causa acidentes,destrói lares/relacionamentos e essas instrutoras aproveitaram para brincar com um problema sério!!!Será que elas nunca ouviram histórias de quem sofre com esse vício?Qual é a graça de ver pessoas bêbedas durante a aula de yoga?Isso é um exercício físico para alinhar as energias e não se deve passar disso nem dando sessões em bares,pois a prática requer um ambiente deveramente sereno.
Bem podia ser um teste para sentirem o efeito do álcool na coordenação motora!
A cerveja é uma epidemia e esta nova modalidade veio a realçar a gravidade da adesão,os praticantes depois vão estar inaptos para conduzirem e fazerem outras tarefas,a não ser que queiram arriscar a levarem multa.
Esta moda fitness abre concorrência com os centros de reabilitação para alcóolicos e talvez um dia o exercício seja proibido.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Detox virtual

Resultado de imagem para clínica de viciados em facebook
O tema desta mensagem vai-se incidir no bloqueio temporário da conta do Fb.
Após uma breve ponderação,chegou a oportunidade de abordar um tópico sobre o tão polémico padrões de comunidade.
O termo "detox" vem de desintoxicação,ou seja,é uma dieta à base de batidos verdes naturais para limpar o organismo que também pode ser comparado e aplicado no domínio virtual.
O utilizador só descobre que tem uma vida real depois de ficar impedido de participar,apesar do perfil estar acessível.O programa de transformação é recomendável,pois traz a experiência de cortar na dependência,o tempo passa mais devagar porque navegar na rede consome o dia da pessoa,melhora a sanidade mental,aprende-se a ter auto-controlo e ganha-se disponibilidade para ver coisas interessantes e construtivas a fundo.
Desde que apareceu o censor automático,tudo se descambou.
Analisando as regras e os motivos na prática,há incoerência nos padrões.O bloqueio é injusto e não resolve nada,pelo contrário,dá vontade de insistir até o sistema se habituar.O face serve para comunicar,logo ataca a liberdade de expressão ao censurar comentários que não contêm palavrões e são meramente opiniões diversas.
As páginas de notícias e ligadas à imprensa em geral são o alvo e funciona como um alerta para evitar essa acção.
Acontece quando há uma publicação em que a maioria do público tem de concordar ou se vitimizar e palavras como gay,lésbica,prostituta e benfeito são consideradas ofensivas,fruto do raio do politicamente correcto e da ditadura favoritista mas paradoxalmente já é aceitável manter o spam,imagens violentas,intolerância religiosa,vírus,fotos impróprias/obscenas/sugestivas ou até nudez explícita no ar!!!O conceito de censura da rede é subjectivo.
Esta era é chata do caraças.O fb não age onde deve agir por isso é muito poluente igual a um caixote de lixo.O bloqueio é um sinal vermelho daquilo que o utilizador anda a emitir e que da próxima tem de moderar para não irritar o Fuckerberg.
Qual período de reflexão?O castigo é desnecessário e revoltante e é difícil de perceber as razões da censura:a rede é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal,há factos que não se pode ignorar,é preciso abrir assuntos.Só de ter blogue,é o suficiente para fomentar uma discussão através da partilha de uma matéria e nada pode proibir isso.
O detox liberta das alarvidades e como consequência,o pensamento flui naturalmente sem esse bombardeamento de informação ao minuto onde o utilizador se dispersa e fica com as energias esgotadas devido à intoxicação virtual.
Esta espécie de restrição,faz retomar actividades pendentes e é revitalizante embora não seja fácil.
Numa outra constatação,a rede só apaga o que convém caso a pessoa denuncie algum item que fere a susceptibilidade (até nisso faz distinção).
Uma das hipóteses é a de que seja uma estratégia para o utilizador se aborrecer e levar a criar mais contas para interagir,com o intuito de promover o facebook de rede social mais aderida e popular do mundo.
Porém,o bloqueio é vantajoso:as preocupações diminuem e magicamente tudo se regula.
Resumindo,só quem passa pela situação é obrigado a fazer um detox virtual e reconhece que as normas são esquisitas.

Frases de auto-ajuda feminina

O tópico de abordagem desta crónica vai ser centrado nas frases de auto-ajuda feminina.
De vez em quando costuma circular frases de cariz duvidosa onde uma simples frase que deveria dar força e optimismo ao elemento feminino,acaba por esbater a linha com a estupidez e um pouco de irracionalidade.
Existem frases que trocam uma desilusão por comida,dinheiro ou um bem material,como se fosse proibido passar pela situação e que chegam a minar a autoconfiança e até a ideia de um relacionamento.
Uma frase de auto-ajuda feminina deve mudar o dia de alguém e inspirar a ser melhor sem nenhum tipo de comparação ou rejeitando o elemento masculino.
Estas disseminações são a "gota de água" para arruinar a conduta feminina,pois além de causar confusão dá a impressão de ter sido retirada da secção sentimental das revistas juvenis dos anos 70 e 80,onde a ignorância imperava nesta esfera e muitas pessoas conservadoras da época passada apregoavam frequentemente que só se deve chorar por algo concreto:esses foram os mal-amados e os outros ainda acham que faz sentido seguir mas não,uma frase desta está caducada porque induz a reprimir a tristeza!!!
Se a maioria da espécie feminina se baseia na filosofia de que beber cerveja e comer pizza com os amigos é a solução para esquecer um homem,então não tem noção do que é a vida.
Frases deste género revelam medo de enfrentar a realidade,ou seja,o problema continua lá só está a ser abafado,a pessoa está-se a esquivar por pensar que é uma maneira eficaz de resolver aquilo que aconteceu.Chorar por um homem nunca deve ser desvalorizado,o sofrimento é inevitável:cada uma tem o seu tempo e só após a superação é que deve distrair e entrar num relacionamento quando estiver preparada e ter a mente estabilizada.
Se o elemento feminino em vez de vivenciar esta fase sensível vai arranjar uma compensação,um dia mais tarde também não vai saber aconselhar terceiros porque foi fraca para lidar com um desgosto...e isso é crucial para determinar frases ou guias de auto-ajuda no futuro,conforme o caminho das gerações e dos conceitos das décadas.
São duas circunstâncias diferentes e nada substitui uma coisa nem a outra,isto chama-se comportamento de menina mimada.Se um desgosto aflige tanto,mais vale optar por estar solteira para poupar da tenebrosidade,caso contrário apesar de não trazer benefício nenhum,tem de ser encarado se não,zás - o destino volta a ensinar através de um confronto mais duro e a dar essa experiência.
Engolir o choro traz depressão.Sair para conviver com amigos é válido tal como sofrer por um homem e ninguém tem o direito de dizer o que é certo...uma frase destas é proveniente de alguém que não teve a coragem de arriscar no afecto e está a impedir as demais de fazerem o mesmo como se aquilo fosse um crime!!!
E já agora:como é que nessa fase o elemento feminino consegue ter condições psicológicas para se divertir?Era suposto estar abalada e reservar um período para recuperar psicologicamente.
Uma frase de auto-ajuda feminina convém ser directa,estimuladora e sobretudo,agregadora.
Com ou sem lágrimas,desgosto é desgosto e isso está implícito.Dizer por exemplo que é melhor sofrer na carteira para investir numa mala de marca do que por um relacionamento que não deu certo e durou pouco,é passar inconscientemente uma ilusão monumental,uma contradição incrível a roçar o ofensivo...como é possível que ninguém note?Por outro lado,o dinheiro não traz felicidade.
Bom,apesar de ser um disparate,jamais deve ser absorvido.Quando a pessoa está fragilizada,é nocivo lançar ou proferir estas frases pois não contribuem na ajuda,podendo torná-la insegura ou céptica em questões sentimentais.
Concluindo,tal como o nome indica,uma frase de auto-ajuda deve aliviar o estado de espírito feminino.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .