segunda-feira, 7 de maio de 2018

Acerca dos trabalhos de grupo


Resultado de imagem para trabalho de grupo
Após uma longa ponderação,resolveu-se debruçar sobre este tópico pouco aberto.
Numa breve constatação,aquilo que foi retido é escasso e não revela a quantidade de desvantagens dos trabalhos de grupo.Através de uma pesquisa efectuada,da informação disponibilizada não se obteve um resultado que aborde com uma visão concreta acerca deste tipo de avaliação.
Chegou a hora de esclarecer a propósito dos argumentos inválidos a respeito dos trabalhos de grupo,ainda não existe consciência dos pontos negativos e há milhentas razões para tocar nesta discussão.
Um trabalho de grupo escolar abrange inúmeros problemas porque aprende-se pouco,não se estimula o intelecto e implica mais colaboração e esforço.
Desenvolvendo a mensagem,discorda-se absolutamente de que traz benefícios.Os professores têm uma lógica errada e esse é um critério positivo,do qual é absurdo,pois trata-se de uma imposição,transmitindo a ideia de ser mais aceitável do que feito sozinho,de prestígio,porém é preciso compreender de que não funciona assim na prática e que a norma de um grupo é chegar a um consenso para haver sintonia.
Eles por vezes mandam algo fácil que dava para fazer individualmente simplesmente para não cansarem a vista a corrigir cada aluno,outra hipótese é servir para compensar as notas...por vezes é uma estratégia para ocupar os curiosos num determinado ponto da matéria deixando em auto-gestão,é uma exigência circunstancial onde se conta a participação pois está-se dependente.
Eis em seguida as desvantagens dos trabalhos de grupo:
1 - uns elementos destacam-se e outros ficam anulados;

2 - a competição coloca em risco o trabalho;

3 - sujeita-se a atritos;

4 - os alunos aproveitam para conversar e entreter;

5 - há atrasos no cumprimento de tarefas estipuladas devido à irresponsabilidade/conformismo;

6 - há a propensão para ser desequilibrado;

7 - há distracção;

8 - o líder distribui conforme no que o colega for melhor e no final junta-se tudo,isto significa que nem sempre sai como deve ser;

9 - baseia-se na partilha e depois selecciona-se os bocados para compôr o trabalho pedido;

10 - há um prazo de entrega num curto espaço de tempo (pressão);

11 - precisa-se flexibilidade;

12 - processo lento;

13 - o impasse obviamente é constante;

14 - a actividade fica reduzida;

15 - o aluno não está livre de manifestar opiniões porque precisa de ser aprovado por todos;

16 - há a possibilidade de haver um conflito de ideias que dá um mau ambiente;

17 - não desperta o interesse;

18 - ao contrário do que é incutido,não se desenvolve nenhuma capacidade:um é o "burro de carga" e os outros fazem "palha para burro comer";

19 - se for um projecto extenso a ser executado,o professor deixa nas mãos dos alunos e não orienta no que é fundamental

e finalmente,o número 20 - descrever por palavras próprias o tema atribuído também é outra dificuldade dos grupos.

O professor decide formar com elementos opostos porque acha que os alunos vão puxar uns pelos outros quando no fundo custa a ser elaborado...eles só vão estar concentrados se forem produtivos.
Da perspectiva do docente,prepara futuros cidadãos em contexto profissional induzindo um leve conceito de submissão que não corresponde com a realidade,moldando a percepção nas salas de aulas e isso tem de ser quebrado e não valorizado!!!
Por outro lado,é importante salientar as vantagens:
1 - por ser colectivo,há uma circulação espontânea de informação;

2 - estuda-se mais rápido;

3 - a busca de motivação torna-se eficaz;

4 - deve-se ter afinidades para alcançar o objectivo

e finalmente,o número 5 - incentiva à interacção.

Culturalmente é preferível um trabalho em ambiente corporativo em detrimento de um menos social:é um padrão estabelecido,ideal para quem não usa o cérebro e é desprovido de talento.
Há um preconceito não assumido,ou seja,suaviza-se dizendo que vai ser normal na maioria das carreiras:há que explicar que é uma convenção e que no geral as empresas sofrem de uma grave falta de compromisso ético...esse modelo tem de ser repensado pois não representa nenhuma qualidade.
Seja uma apresentação oral ou por escrito,um trabalho de grupo requer coordenação,não dá autonomia ao aluno e é limitador.Essa filosofia jamais deve ser tomada como uma verdade inquestionável,está ultrapassada e um professor não detém conhecimento suficiente!!!
Hoje em dia muitos não têm o hábito de redigir textos,de saber estruturar,encadear nem sequer noção de encaixar no sítio!Os trabalhos costumam ficar incompletos,vagos e os erros ortográficos são um pormenor em alunos que supostamente deviam estar num patamar de compreensão adequado.
Um trabalho de grupo tem baixo impacto a contrastar com o individual que tem originalidade,fiabilidade e sai organizado porque o aluno pensa e analisa sem ajuda...a emissão de uma série de ideias em simultâneo é nocivo e a instabilidade é frequente.
Em conclusão,um trabalho individual ganha muita vantagem em relação a um colectivo onde o desempenho é rasco.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .