quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Aplicação para opiniões anónimas

Imagem relacionada
Esta crónica é sobre uma aplicação chamada "Sarahah",uma espécie de pronto-a-elogiar sem restrições.
Há algum tempo,surgiu um artigo num site da imprensa a falar de uma app para Iphone bastante popular entre a camada adolescente.
A "Sarahah" permite enviar e receber mensagens anónimas como "forma de obter feedback honesto dos seus amigos e colegas de trabalho" ou simplesmente pedir opiniões pessoais fáceis sem medos nem constrangimentos.
A aplicação é para os fracos se iludirem:o anonimato é uma estupidez,mais vale ser cara-a-cara.
Isso não substitui a realidade porque a pessoa cria um perfil que pode ser partilhado nas redes sociais para os colegas encontrarem depressa e andarem a brincar ao faz-de-conta,ou seja,o utilizador não imagina que pode estar secretamente a trocar comentários com alguém conhecido...a ferramenta foi concebida justamente por causa da necessidade de aceitação;mais,como é possível saber a sinceridade atrás de um aparelho onde não se ouve o tom de voz em que é proferido a frase?A aplicação impele a uma certa dependência tecnológica.
A psicóloga não devia suavizar este problema e sim alertar o utilizador para perguntar pessoalmente a alguém do círculo próximo e que devido a esse tipo de aplicações se interage pouco oralmente;a comunicação não pode ser constantemente feita através de teclas por qualquer motivo banal.
Ela também é culpada e está-se a contradizer,revelando falta de profissionalismo ao ocultar as desvantagens e a passividade da app quando é suposto orientar!!!O psicólogo nesta situação desempenha um papel de peso:ao invés de se aliar devia ensiná-los a distinguir as coisas e não contribuir para a formatação em massa,daí esta geração ser "zombificada" e esquisita.
É pelos jovens estarem frequentemente conectados digitalmente que inventaram a "Sarahah".Eles têm de perceber que não vão ser exaltados procurando opiniões numa plataforma móvel duvidosa,os comentários instantâneos não têm graça e que é importante ser em carne e osso e não no anonimato a soar a inútil,além disso não dá para confirmar a credibilidade das mensagens num ambiente artificial e impessoal.
Por outro lado,é divertido e um bom passatempo para meter os utilizadores entretidos nas alturas livres a conversar com o ecrã de telemóvel e a ler o que ele transmite.(para aumentar ainda mais o isolamento social)
O artigo é discutível e no fundo é uma publicidade encapotada de modo com que as pessoas fiquem curiosas e comecem a aceder à aplicação,pois é um meio de divulgar um objectivo.
O utilizador da "Sarahah" não pode descobrir quem está à distância a enviar um feedback:tanto pode ser da mesma idade como alguém mais velho e aqui neste ponto é perigoso porque há a hipótese do perfil ser falso,por isso deve-se ter cuidado e aproveitar num sentido positivo.
A aplicação é um mau hábito para se exprimirem em relação à imagem,uma fotografia não significa nada e a ferramenta tem capacidade limitada.
Se o utilizador escolher não emitir nada vai acabar por ser entediante esperar por comentários contudo obviamente não há mal nenhum em experimentar com equilíbrio.
Portanto,a ideia veiculada da "Sarahah" está errada!!!

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .