sábado, 19 de março de 2016

"Em Terra de cegos,quem tem um olho é rei"

Houve uma notícia que estoirou nos meios de comunicação devido a uma resposta escandalosa de uma empresa a uma candidata.
Após ler atenciosamente,pode-se constatar que o anúncio era afinal de contas uma fraude.
Antes de mais,o email das empresas tem domínio próprio,o hotmail pertence ao domínio privado;segundo,as ofertas devem disponibilizar informação completa acerca do cargo;terceiro,têm de estar formalmente registadas;quarto,a "Clinique" tem consultoras e não colaboradoras e em último,os sites de oferta de emprego deviam ser controlados ou ter mais rigor para evitar problemas destes,porque há tendência de alguém estar a aproveitar das fragilidades e desespero dos candidatos.
O dito anúncio em nome da "Clinique" foi retirado do ar por ter sido ameaçado e a empresa já esclareceu o mal-entendido.
Por isso aconselha-se que as pessoas mandem o cv directamente nos sites,entrem em contacto ou então se desloquem ao local e não através de anúncios duvidosos:ela expôs os dados pessoais a algum anónimo.
A situação foi muito grave para a marca que foi duramente criticada por terceiros totalmente alheios às questões virtuais.O insólito é semelhante às brincadeiras de mau gosto que se faziam antigamente com os números de telefone.
Há muitas empresas obviamente a discriminarem candidatos pela idade e a seleccionarem consoante os atributos físicos mas isso vai contra a legislação...os patrões são os verdadeiros culpados por usarem a imagem dos funcionários para vender e atrair clientes nas lojas ao invés de ser pela aptidão.
Uma pessoa tem de ser reconhecida pela capacidade de trabalho e o tal critério da "boa apresentação" infelizmente para o recrutador tem outro significado.
A maioria das pessoas (ignorantes) também são culpadas por compactuarem com este sistema favoritista.As autoridades competentes são responsáveis por irem averiguar se eles cumprem realmente todas as normas e não estarem a depender apenas das queixas e papeladas,se não nunca mais se vai entrar nos eixos!
A notícia abre uma excelente discussão sobre este tema passado despercebido.O mesmo dos horários rotativos,não sobra tempo nenhum para o lazer/estar com a família,por isso o requisito pedido é muito estranho...cheira a trabalho escravo.
A única razão da preferência do alvo,são pelos jovens serem dinâmicos e terem espírito comunicativo,enquanto os mais velhos às vezes estão de trombas para o trabalho (sobretudo se forem efectivos) e dão um péssimo atendimento ao público ou um mau ambiente.
No entanto,como é que uma candidata com tanta experiência profissional não se lembrou da (falta de) ética empresarial nem desconfiou logo ser uma fraude?Pelo conteúdo,nota-se claramente que não foi uma marca a responder.
Esta gente agora por qualquer coisa corriqueira querem ganhar visibilidade e resolve espalhar tumulto sem primeiro saber a veracidade,neste caso,tratou-se de um falso anúncio de emprego que serviu de alerta aos restantes.
Lá confirma o velho provérbio:"em Terra de cegos,quem tem um olho é rei".
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .