terça-feira, 10 de junho de 2014

Os frequentadores da blogosfera e redes sociais

Nesta mensagem vai-se fazer um balanço sobre a faixa etária dos frequentadores da blogosfera e das redes sociais.
Há tempos constatei que na blogosfera predomina essencialmente pessoas na casa dos 30 e jovens independentes a relatarem banalidades.
Nas redes sociais,o cenário é outro:cada vez mais se verifica utilizadores com mais de 40 a ganharem terreno num espaço que outrora fora dos jovens.
Há uns anos pensava que era só nos chats que eles apareciam mas agora é em todo o lado e nem sempre merecem ser respeitados.
Dia após dia,denota-se um aumento significativo de conteúdo recriado e partilhado por gente mais velha:imagens engraçadas,frases feitas e acima de tudo expressões cheias de erros ortográficos.
Vi uma página portuguesa que é o retrato da frustração e falso-moralismo,gerida por um casal em que um elemento tem a típica cara de bêbedo estragado e utiliza uma linguagem pobre e enrolada porque como é o costume,quanto mais merda se expõe,mais moscas são atraídas.Portanto,coisas destas não têm valor nenhum.
Os outros que escrevem mal e odeiam ser corrigidos,nem deviam entrar nas redes sociais!De vez em quando há palavras que levam tempo para serem decifradas mas o pior é não colocarem pontuação.
Quanto às frases feitas,não há muito a acrescentar.Só quando se repassa várias vezes,perde-se o nome original do autor e a frase torna-se falsificada.
Geralmente a faixa etária a partir dos 40 para além de ser abusada,não tem nada de importante a transmitir.Eles buscam aquilo como um refúgio,semelhante a muitos autores de blogues.
Os membros com menos de 30 anos são os que dão mais gosto de ler o que dizem.E não é para desafiar:é porque os velhos agem com imaturidade verbal.
Entre estas duas plataformas de comunicação o que mais se ressalta são os valores invertidos,todo o resto é bastante comum em todas as idades.
Não tenho pena nenhuma de quem tem poucas habilitações,bem pelo contrário,são esses os mais ingénuos e criadores de mau ambiente.
Enquanto que a interacção na blogosfera é entre os membros na casa dos 30,numa rede social é entre os membros com mais de 40 e os mais jovens vão desistindo gradualmente ou então evitam participar.
Concluindo:este comportamento caricato dos mais velhos também é um sinal do reflexo da realidade.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .