terça-feira, 12 de novembro de 2013

Blogues que saem do anonimato

Na mensagem de hoje,vou aprofundar mais acerca de blogues ligados à imprensa.
Já por diversas vezes falei em blogues de moda,blogues de grande audiência blogosférica (populares) e blogues patrocinados.Agora o destaque vai ser para blogues populares que saem do anonimato.
Surgiu uma notícia a dizer que uma portuguesa ía oferecer o seu livro a todos os portugueses.
Para além de ser uma forma de celebrar a sua entrada no top 100 da Amazon,também está a divulgar esse mesmo livro escrito em português,até aqui nada de especial.
Primeiro,o que mais me chamou a atenção,foi o facto de se dizer que vai oferecer o livro a TODOS:o livro é em formato digital,do qual só quem "subscrever o blogue até dia 15,receberá um email com um voucher para fazer o download totalmente grátis".Portanto não é verdade,ela apenas aproveitou-se da situação para ganhar notoriedade da sua imagem.
Em seguida,quando li pelo geral o blogue dela,notei logo que também é mais uma à procura de protagonismo através dos meios de comunicação:"graças à notícia da minha entrada no top 100 da Amazon,ganhei uma data de novos subscritores,que de outra forma dificilmente teriam chegado a este blog".
Antes de analisar algumas expressões visivelmente contraditórias da autora,isto faz-me lembrar "A pipoca mais doce" e "C. na fralda",dois exemplos de vazios cerebrais cuja popularidade é tremendamente avassaladora e que apesar de terem vários projectos e abordarem temas semelhantes,dependem muito dos seus blogues para viverem,pois tornaram-se em marcas!
Ora bem,retomando o que foi dito anteriormente,o blogue da Filipa Silva é absolutamente patético como tantos outros do mesmo género!E escreveu algumas coisas que não batem certo.Vejamos:
"Tanto falo de moda,como de futebol,de arte ou do estado da nação."
Se se fala de tudo,é suposto ser um blogue generalista mas não é isso que se dá a entender;
"um blog pessoal:(...)mas devem ter em conta que são as minhas opiniões pessoais."
Para mim um blogue pessoal é onde o autor expõe gratuitamente o seu quotidiano,dilemas e gostos;opiniões pessoais têm todos os que possuem blogues.Acabou de dizer acima que se fala de tudo e depois diz que é pessoal?Ela anda a confundir as coisas,grande burra do caralho!!!;
"o que não esperar:posts e actualizações diários(...)aqui escrevo,em média,uma vez por semana."
Para quem publicitou o blogue na imprensa,esta expressão é um autêntico gozo com os seguidores...cheira-me a medo de lidar com a fama porque quem faz isto,tem de estar automaticamente preparado para ter disponibilidade e dedicação.Fogo,que parvalhona!!!;
"(...)algumas pessoas vão adorar e outras vão odiar,mas desde que escreva coisas que despertem a curiosidade(...)mesmo que não concordem com a minha opinião,sinto que o meu dever fica cumprido."
Mas esta tipinha tem consciência do que escreve?Se o leitor não concorda,não há hipótese caramba,a não ser que o objectivo dela seja mesmo para gerar polémica e causar discórdia.
A única diferença entre blogues populares e os ligados à imprensa,é os autores serem convidados a escreverem crónicas em jornaiszecos.
E finalmente concluíndo o tema,a audiência é do mesmo nível e o conteúdo é banal,só saem do anonimato.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .